Uva Carbenet Franc

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.
Cabernet Franc
Cabernet Franc

Cabernet Franc é uma variedade tinta da família Cabernet bastante cultivada na região de Bordeaux, onde faz parte do famoso corte bordalês, junto com a Cabernet Sauvignon e a Merlot.

Esta variedade é a mãe da famosa Cabernet Sauvignon, que nasceu de um cruzamento natural entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc. Comparada à Cabernet Sauvignon, a Cabernet Franc apresenta casca mais fina, menor acidez, maior intensidade de aromas e menor presença tânica.

Hoje a Cabernet Franc é cultivada em várias regiões, tanto no Velho Mundo, como no Novo Mundo. No Canadá é bastante utilizada para a produção de Ice Wine, um vinho doce, feito com uvas congeladas quando ainda estão nas videiras. Na América do Sul encontra popularidade em países como ArgentinaChileUruguai e Brasil.

 

ORIGEM DA UVA CABERNET FRANC

Apesar de ser conhecida com uma cepa francesa, sendo cultivada na região do Vale do Loire desde o século XVII e em Bordeaux desde o século XVIII, estudos genéticos recentes apontam que a Cabernet Franc tem sua origem no País Basco, tendo uma relação com as variedades Morenoa e Hondarribi Beltza.

Mais precisamente, a Cabernet Franc seria originária dos Pyrénées espanhóis, uma cordilheira no sudoeste da Europa, entre a França e a Espanha. Tendo chegado à França pelas mãos de peregrinos que voltavam de Santiago de Compostella.

Cabernet Franc chegou ao Brasil no início do século XX pelas mãos dos imigrantes italianos no estado do Rio Grande do Sul. Em 1920 já era cultivada comercialmente na cidade de Garibaldi. Atingindo uma grande popularidade durante a década de setenta, quando era a uva tinta mais plantada no Brasil.

Hoje, a popularidade da Cabernet Franc diminuiu em território nacional, dando lugar às cepas Cabernet Sauvignon e a Merlot, mas ainda tem um papel muito importante na produção de vinhos. Tanto que o Cabernet Franc day é comemorado todos os anos no dia quatro de dezembro.

 

OS AROMAS DA CABERNET FRANC

Os aromas mais pronunciados da Cabernet Franc remetem à frutas negras e vermelhas, como framboesa e groselha. Destacando-se também toques vegetais, minerais, de pimentão e notas de especiarias.

Quando envelhecidos em barricas os vinhos de Cabernet Franc também podem apresentar notas de compotas e geleias de frutas vermelhas e negras.

 

HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM CABERNET FRANC

Os vinhos tintos de Cabernet Franc são bastante elegantes, com bom frescor, textura macia e corpo de médio a leve, harmonizando bem com pratos de médio peso. Confira alguns exemplos:

  • Carnes vermelhas grelhadas
  • Cordeiro
  • Avestruz
  • Pratos com molhos de ervas finas
  • Sopa de lentilhas