Uva Nebbiolo

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.
Nebbiolo
Nebbiolo

Nebbiolo: a apaixonante uva do Piemonte

A Nebbiolo disputa com a Sangiovese o trono de “melhor uva tinta italiana”. É essa cepa que dá corpo e alma aos grandes vinhos tintos do Piemonte, noroeste da Itália, como o Barolo e o Barbaresco. Mas ela também pode ser encontrada em vinhos menos pretensiosos e mais acessíveis. Uma de suas peculiaridades é gerar vinhos tintos intensos e cheios de taninos, porém, suaves na cor.

Pura expressão do terroir

Conhecida desde o século XIII, a Nebbiolo tem seu nome inspirado na neblina que invade o Piemonte durante a colheita das uvas – em italiano, neblina é “nebbia”. Tida como uma uva capaz de originar tintos elegantes e potentes ao mesmo tempo, ela apresenta nuances diferentes nos vinhos, dependendo da área onde foi cultivada. Nesse quesito, comporta-se como a Pinot Noir, sendo capaz de expressar as características de seu território. Nos melhores vinhos de Nebbiolo você fatalmente reconhece aromas florais, de rosa ou violeta, e de frutas vermelhas (framboesa, groselha e mirtilo), além de especiarias, alcaçuz, tabaco, café e frutas secas. Outra marca registrada dos tintos de Nebbiolo é a invejável estrutura de taninos finos – um dos segredos de seu enorme potencial de envelhecimento.

No Piemonte e além

A Nebbiolo raramente é vista fora do Piemonte, mas Austrália, Califórnia e México (quem diria!) também têm exemplares dessa uva.

Os melhores pratos para um Nebbiolo

Potente, intenso, frutado e longevo são palavras utilizadas com frequência para definir os tintos de Nebbiolo. Tintos assim pedem pratos cheios de sabor, como massas com molhos de carne ou funghi; carnes vermelhas grelhadas ou assadas, e queijos maduros. Vinhos tintos de Nebbiolo também vão bem com comida chinesa e asiática condimentada. Já experimentou?

Os Vinhos Nebbiolo são potentes e intensos, gozando de grande longevidade. 

Recomenda-se harmonizar o Vinho Nebbiolo com carnes vermelhas grelhadas ou assadas e carnes de caça.

Sem sombra de dúvidas, o Barolo e o Barbaresco são os mais renomados vinhos elaborados com a uva Nebbiolo.

A uva Nebbiolo é originária da região vitivinícola do Piemonte, no noroeste da Itália.

whatsapp-chat
Converse conosco
Olá, Bem-vindo a DiVinho!