Nos últimos anos, os alimentos orgânicos – entre eles, os vinhos orgânicos – conquistaram lugar de honra nas prateleiras e na mesa das pessoas. Tidos como mais puros e, portanto, mais saudáveis e mais saborosos, os vinhos orgânicos acabam custando mais caro, mas o consumidor se mostra disposto a pagar um pouco mais para garantir seus benefícios. No caso dos vinhos, o que todo mundo se pergunta é: o que significa exatamente a chancela “orgânico” no rótulo?  Será que eles são mesmo melhores que os vinhos convencionais – eis a questão!

 

O QUE SÃO VINHOS ORGÂNICOS, AFINAL?

Também chamados de vinhos biológicos ou vinhos ecológicos, os vinhos orgânicos são elaborados a partir de uvas de cultivo orgânico, ou seja, o vinhedo no qual elas são originadas não recebe nenhum tipo de defensivo químico. Para proteger as videiras de pragas, os viticultores apostam em adubos animais e vegetais e no equilíbrio do próprio ecossistema, com vegetação nativa entre as linhas de videiras.

Para um vinhedo ser convertido à viticultura orgânica e o vinho ganhar o cobiçado certificado de vinho orgânico é necessário cumprir uma série de medidas – não é um processo que ocorre da “noite para o dia”. Por exemplo: o vinhedo não deve receber adubos químicos nem agrotóxicos por três anos, passando por uma espécie de “desintoxicação”. Além disso, é preciso manter áreas de preservação permanente e cuidar das espécies nativas e dos mananciais.

Calcula-se que, atualmente, 3% do vinho produzido no mundo seja orgânico. A Europa, aliás, vem assistindo a uma veloz expansão de vinhos orgânicos, especialmente França, Itália e Espanha. Mas os orgânicos ganharam força nas mais diversas fronteiras vitivinícolas, passando também por Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unidos e Brasil!

 

VINHOS ORGÂNICOS SÃO OU NÃO SÃO MELHORES?

Esta é ainda uma discussão acalorada, que divide a opinião dos experts. No entanto, um estudo recente da Universidade da Califórnia mostrou que, sim, os vinhos orgânicos têm melhor qualidade. O estudo consistiu em verificar a avaliação de 74.148  vinhos californianos produzidos entre 1998 e 2004, divulgada em três das mais respeitadas revistas especializadas em vinhos: Wine Advocate, Wine Spectator e Wine Enthusiast. Os vinhos orgânicos obtiveram, em geral, maior pontuação que seus similares não-orgânicos.

De qualquer forma, a batalha “vinhos orgânicos X vinhos convencionais” deve ainda render muitos debates e, na dúvida, o melhor a fazer é tirar as suas próprias conclusões ao provar vinhos de ambos os tipos.