Vinã Clos de Luz é uma vinícola que vem se destacando no cenário vitivinícola chileno. Gabriel Edwards, fundador da Viña Clos de Luz, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando do terroir do Vale do Almahue, do processo de produção natural e de seus rótulos de sucesso, como Massal 1945, Azuda e Arao, confira. 

Gabriel Edwards
Gabriel Edwards

Como surgiu a ideia de fundar a Viña Clos de Luz?

Eu sempre sonhei com a ideia de fazer vinhos do Vale do Almahue, assim como meu pai fez por muitos anos.

Como a indústria do vinho é muito difícil e competitiva, precisava estar muito bem preparado. Por isso, trabalhei e estudei dez antes de lançar a Clos de Luz.

Vale do Almahue
Vale do Almahue

Os vinhedos, localizados no Vale do Almahue, contam com algumas das mais antigas vinhas de Carménère e Cabernet Sauvignon em todo o Chile. Quais os diferenciais desse célebre terroir? 

Almahue é um vale muito pequeno, bem no meio de três vales muito conhecidos, Peumo, onde está a Viña Concha e Toro, Apalta, da Viña Montes, Neyen e Lapostolle, e Millahue, onde está a Viña Vik.

Os vinhedos do Vale do Almahue são pequenos e familiares, é um vale se diferencia dos outros no Chile, onde a variedade predominante é Carménère. Além disso, conta com muita história e monumentos históricos.

O mais importante é o seu terroir, são solos de origem vulcânica onde se cultiva muito bem as as variedades Carménère, Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah e Garnacha.

Vinhedos
Vinhedos

Viña Clos de Luz utiliza um processo de produção natural e de mínima intervenção. Qual o motivo dessa decisão? 

Mais do que uma motivação filosófica ou um plano de marketing, acreditamos que a qualidade de um vinho produzido de maneira natural é superior. 

Quando você degusta um vinho com muitos aditivos ou produtos químicos, é possível notar que são desequilibrados e sem estilo próprio. São vinhos padronizados e que não refletem sua origem. 

Adega
Adega

Os vinhedos são compostos por videiras não enxertadas. Como essa característica impacta na qualidade dos vinhos? 

Há um debate entre os viticultores, alguns argumentam que videiras enxertadas são melhores e outros argumentam que videiras francas, ou não enxertadas, produzem melhor qualidade. 

O que posso afirmar é que as videiras que crescem sob suas próprias raízes dão origem a vinhos mais autênticos. Quando você prova um vinho do Vale de Almahue consegue perceber as características terrosas, presença de frutas vermelhas e taninos refinados. 

Videiras francas
Videiras francas

Fale um pouco dos vinhos da linha Massal 1945.

Massal 1945 foram os primeiros vinhos da Clos de Luz, gozando de grande sucesso desde seu lançamento. 

São vinhos únicos, oriundos de vinhas velhas no Vale de Almahue e que procuramos produzir da maneira como era feito há cinquenta anos. Muitas pessoas, quando os provam, comentam que nunca haviam degustado vinhos nesse estilo!

Massal 1945 Cabernet Sauvignon
Massal 1945 Cabernet Sauvignon

A gama Azuda conta com um ótimo Syrah e um excelente Garnacha. Como é sua produção?

São pequenas produções, fermentadas com leveduras nativas, dando origem a vinhos muito frescos. No caso do Garnacha realizamos pisa a pé e envelhecimento em ânforas de argila. Já o Syrah estagia em barris usados, visando preservar o caráter frutado. 

Arao é um blend de Carménère com excelente relação qualidade-preço. 

É  justamente isso que buscamos com Arao. Que mais pessoas tenham a chance de conhecer um vinho do Vale do Almahue com o estilo da Clos de Luz. 

Vinhas antigas de Carménère
Vinhas antigas de Carménère

 

Você encontra os melhores vinhos da Viña Clos de Luz na DiVinhoSurpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!