Esse é um dos tipos mais conhecidos de uva, e os vinhos produzidos com ela são maravilhosos e agradam até os paladares mais refinados

O mundo dos vinhos é realmente fascinante: são tantas particularidades que nunca faltará assunto para que dois enófilos conversem por horas e horas. Entre esses assuntos estão as uvas, entre as quais a cabernet sauvignon se destaca.

Cada uva tem suas características próprias, o que não poderia ser diferente com a cabernet, tão amada e conhecida até mesmo por quem não tenha um conhecimento tão aprofundado de vinhos.

Nós separamos uma lista com os melhores rótulos desse tipo de uva, para que você possa degustar com sua família, seus amigos ou mesmo sozinho. Afinal de contas, ter uma bebida tão deliciosa assim já é uma ótima companhia!

Características da Cabernet Sauvignon?

Antes de chegarmos nos rótulos, é importante conhecer mais sobre essa cepa tão amada de uva que origina alguns dos melhores vinhos do mundo.

A adorada e versátil cabernet sauvignon é a uva tinta mais famosa que existe. Sua adaptação às mais variadas condições climáticas é um dos detalhes que mais chamam a atenção nessa cepa, cultivada desde a Itália até a Austrália.

Os vinhos produzidos com a cabernet sauvignon possuem propriedades bem marcantes, como um sabor concentrado e “carnudo”, que parece preencher toda a boca e trazer uma sensação de suculência.

A ótima estrutura dos taninos dos vinhos com essa uva é um caso à parte, assim como a excelente acidez e o aroma que parece tomar conta de todo o ambiente em que o vinho for consumido.

Os exemplares mais marcantes costumam passar por um envelhecimento bem extenso, o que confere um sabor ainda mais especial a esses vinhos. Ainda assim, a uva é usada em muitos vinhos mais jovens, que também são deliciosos.

Todas essas características ajudam a explicar porque a cabernet sauvignon é uma das uvas que atraem muita gente para o  mundo dos vinhos – e que belíssima porta de entrada!

Rótulos Deliciosos de Tintos com Cabernet Sauvignon

A diferença entre vinhos Cabernet, Merlot, Malbec e Carménère pode ser algo percebido apenas pelos maiores amantes dos vinhos, ao passo que a diferença entre os rótulos pode ser ainda mais sutil, mas é certo que todos eles são incríveis!

Alta Vista Atemporal Blend (Argentina, 2014)

O Alta Vista Atemporal Blend 2014 abre nossa lista com muito louvor, já que é um vinho muito bem avaliado, que recebeu 94 pontos de James Sucking, um dos críticos de vinhos mais respeitados do mundo.

Obtido através da seleção dos melhores cachos, o vinho matura por um ano em barricas de carvalho francês, para que então possa ser feito o tão esperado corte final.

cabernet sauvignon alta vista

 

Premier Rendez-Vous Merlot – Cabernet Sauvignon (França, 2016)

O Premier Rendez-Vous Merlot – Cabernet Sauvignon 2016 é um vinho com uma maravilhosa cor púrpura e aromas de frutas pretas e vermelhas bem maduras, além de especiarias e um toque de baunilha.

Fresco e com taninos maduros, seu corpo médio garante um sabor delicioso e inconfundível, que certamente lhe será muito agradável. Ele também conta com a casta Merlot em sua composição.

cabernet sauvignon rendez vous

Almaviva (Chile, 2014)

O Almaviva 2014 é um vinho chileno feito com a cabernet sauvignon e que é muito, mas muito bem avaliado. Não é à toa que ele é considerado como pertencente da elite dos vinhos mundiais.

O crítico James Suckling deu a ele 97 pontos, enquanto Robert Parker deu 94 pontos, o que mostra se tratar de um rótulo realmente maravilhoso, ideal para paladares refinados e que gostam de sentir os melhores sabores do mundo.

Esse tinto puro tem camadas de aromas como alcaçuz, cassis, cacau e outras especiarias, com um paladar generoso. Acredite: a experiência obtida com esse vinho será verdadeiramente inesquecível!

cabernet sauvignon almaviva

Camins del Priorat (Espanha, 2015)

O Camins del Priorat 2015 é uma obra-prima, produzida por Alvaro Palacios, um dos maiores enólogos espanhóis. Ele, inclusive, foi eleito o Homem do Ano pela renomada revista Decanter no ano de 2015.

Alucinante é um termo que descreve muito bem esse vinho, que recebeu 92 pontos James Suckling. Também com as castas Grenache, Carignan e Syrah, a riqueza frutada desse vinho é um de seus destaques, assim como o aroma especiado.

cabernet sauvignon alvaro

Donnafugata Sedàra IGP (Itália, 2015)

O Donnafugata Sedàra IGP 2015 é um vinho tinto da região italiana da Sicília. Saboroso e muito rico, as notas de frutas vermelhas maduras e os leves toques de tabaco e especiarias garantem sua personalidade.

A cabernet sauvignon se mistura com a Nero d’Avola e a Merlot em uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer os vinhos sicilianos. Merecidamente, esse rótulo recebeu 90 pontos de James Suckling.

cabernet sauvignon donnafugata

Como Harmonizar os Vinhos Cabernet Sauvignon?

Nós sabemos que esses vinhos são deliciosos, mas é preciso saber quais alimentos harmonizam com eles, de modo a obter a melhor experiência possível com cada um dos rótulos citados.

Todos os vinhos produzidos com essa variedade de uva são ótimos à mesa, pois costumam ser ácidos e com taninos mais finos. Por isso, eles acompanham muito bem pratos mais fortes e gordurosos.

Churrasco, carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas, hambúrgueres, pizzas e queijos maduros casam muito bem com o sabor dos cabernet sauvignon e ressaltarão tanto o sabor do vinho quanto dos próprios alimentos.

Felizmente, existem vinhos bons e baratos que são ótimos para o bolso e para o paladar ao mesmo tempo, combinação que tende a dar super certo em sua casa.

Agora que você já aprendeu tudo o que precisava sobre essa deliciosa uva, garanta ótimos rótulos de cabernet sauvignon em uma loja de vinhos online