Os pratos da culinária vegetariana também podem ser muito bem harmonizados com ótimos rótulos de vinhos e espumantes

Cada pessoa tem as suas preferências culinárias, que podem sofrer influência de seus costumes ou de gostos pessoais. A cozinha vegetariana ganha mais adeptos a cada dia que passa, com pratos e refeições maravilhosos.

Uma dúvida que muitas dessas pessoas têm é em relação à harmonização dos pratos vegetarianos com vinhos e espumantes, já que esse é um assunto que não é tão tratado assim.

Felizmente, existem harmonizações incríveis que podem ser feitas com a culinária vegetariana, de modo que você consiga sentir ainda mais o delicioso sabor de cada combinação!

Como Harmonizar a Cozinha Vegetariana com Vinhos e Espumantes?

Os tipos de vinhos para harmonizar com petiscos são mais conhecidos, já que essa é uma combinação mais comum, enquanto os pratos vegetarianos são um pouco menos comuns, embora eles apresentem combinações formidáveis!

Para ficar mais fácil, as harmonizações estarão separadas pelos pratos, para que você consiga encontrar mais rápido a sua culinária favorita.

Molho de Tomate

O molho de tomate pode ser consumido em várias receitas, como massas, caldos, pizzas ou como acompanhamento de vegetais e legumes, já que seu delicioso sabor é muito querido.

Devido à acidez e ao sabor acentuado desse alimento, uma boa harmonização para a cozinha vegetariana são os vinhos feitos com uvas tintas italianas, que costumam gerar vinhos de boa acidez capazes de equilibrar o sabor da comida.

Algumas das variedades italianas são a Nero D’Avola, a Sangiovese e a Trebbiano, capazes de produzir vinhos maravilhosos e que combinarão super bem com os pratos com molhos de tomate.

cozinha vegetariana nero d'avola

Massas Com Vegetais

Macarronada com abobrinha, lasanha de berinjela com molho branco, penne com brócolis… Com certeza, uma das combinações mais deliciosas da cozinha vegetariana são as massas com vegetais.

Para ter uma harmonização perfeita com esses pratos, aposte em vinhos tintos leves, que desçam suavemente para o paladar, como aqueles feitos com as uvas Merlot ou a caprichosa Pinot Noir.

Aqui também entram as pizzas de vegetais, já que também são massas. Logo, os mesmos vinhos podem fazer o acompanhamento perfeito para aquela pizza de escarola ou de tomate seco.

Saladas Frescas

Um dos pratos mais característicos da cozinha vegetariana é a salada, ainda mais aquelas repletas de variedades, como cenoura, tomate, alface, rúcula e pepino, entre outros vegetais e folhas.

Os espumantes brut, com pouco açúcar residual, se mostram como excelentes opções para as saladas, já que também são bem leves e frescos, o que faz com que combinem maravilhosamente bem com essas saladas.

O tempero da salada fica a seu critério, então você pode escolher os condimentos que mais gostar, mas com certeza um belo fio de azeite resulta em mais uma combinação super famosa: azeite e vinho!

Comida Tailandesa

Só quem já experimentou a culinária tailandesa sabe o quão deliciosa ela é, com seus temperos fortes e bem característicos, que também podem aparecer em pratos vegetarianos.

Vinhos brancos com as uvas Riesling, Sylvaner e Viognier casam muito bem com pratos tailandeses, assim como os tintos com Pinot Noir e Beaujolais.

Ah, antes de se aventurar em um prato da cozinha vegetariana tailandesa, tome muito cuidado, principalmente se for em restaurantes, já que os pratos nem sempre têm carne, mas o molho de peixe é um condimento muito comum.

Por isso, para não ter nenhuma surpresa desagradável, confirme com o garçom se aquele prato não leva o molho de peixe ou então prepare na sua casa. Assim, você ainda pode adaptar a receita para o que mais gostar!

Comida Japonesa

Embora não seja tão comum assim, é possível encontrar opções da cozinha vegetariana em pratos brasileiros, como um belo temaki California sem o kani kama e o caldo de peixe.

Para acompanhar bem esse prato, você pode apostar em vinhos brancos de Alvarinho/Albariño, Viognier, Riesling e Grüner Veltliner e até mesmo em espumantes Cava e Prosecco, além de um delicioso champagne.

Geralmente, a bebida alcoólica consumida com comida japonesa é o saquê, mas o vinho também pode fazer com que o sabor da combinação seja ainda mais delicioso e inconfundível.

Comida Mexicana

¡Arriba! A comida mexicana, com o seu sabor picante e bem temperado, também é uma grande paixão de muitos brasileiros, com pratos deliciosos como enchilladas, quesadillas, tacos e nachos.

Muitos deles estão disponíveis em opções para a cozinha vegetariana, com opções como chilli sem carne, guacamole e sour cream, por exemplo.

Para uma harmonização deliciosa, os vinhos com as uvas Tempranillo/Tinta Roriz, Malbec e Syrah dão conta do recado e garantem um sabor delicioso.

Vinhos com uvas Tempranillo: 

Como Descobrir as Harmonizações Com Cada Prato?

Um dos erros mais comuns para um amante de vinho é acreditar que todos os vinhos combinam com todos os pratos, o que não é verdade. Afinal de contas, ainda que sejam todas uvas, cada uma delas tem características diferentes.

Algumas são mais ácidas, outras mais doces, alguns vinhos são envelhecidos por mais tempo, outros são mais jovens, e o resultado varia muito de acordo com cada rótulo.

Por isso, para não errar na combinação com a cozinha vegetariana, o melhor a se fazer é conferir as sugestões de quem já entende do assunto, que garantem que você sentirá o melhor de cada sabor dos pratos e também do vinho.

A boa notícia é que existem muitos vinhos bons e baratos, diferente do que muita gente pensa, que é preciso gastar muito em um rótulo para poder degustar uma bebida de qualidade.

Então, para ter um almoço ou jantar incrível, com aquela comida vegetariana deliciosa, é só escolher uma dessas sugestões e garantir uma verdadeira experiência gastronômica.

Ao aliar o melhor da culinária vegetariana aos rótulos de vinho que harmonizem bem com eles, cada sabor do alimento será percebido com mais clareza, enquanto o sabor do vinho também estará mais presente.

Por isso, não perca mais tempo: para diversificar um pouco a cozinha vegetariana, escolha um excelente rótulo entre tantas opções de vinhos online que harmonizam com o prato que você fizer e bom apetite!