Esse é um acessório que quase todo mundo já viu, mas poucas pessoas sabem para que serve de verdade

O ato de beber vinho é muito delicado, agradável e até romântico, já que a bebida se diferencia de todas as outras. O decanter, por exemplo, é um acessório que foi desenvolvido exclusivamente para ela.

O nome pode até não parecer muito estranho, mas será que ele tem alguma utilidade mesmo? É possível apreciar um bom vinho sem utilizá-lo? Será que o sabor ou o aroma ficam diferentes, ou isso é um mito?

Essas são algumas das perguntas que costumam estar na mente de muitas pessoas. Se você é uma delas, fique tranquilo, pois isso é super normal e você aprenderá tudo o que precisa agora mesmo.

Para Que Serve o Decanter?

Decantar ou não decantar? Essa é uma dúvida que até mesmo os maiores amantes de vinho já tiveram em algum ponto da vida. Afinal, ninguém nasce sabendo de tudo, não é?

Pois bem, o decanter é um acessório que realmente faz a diferença na hora de degustar o vinho, mas isso não se aplica para todos os vinhos, o que pode causar algumas dúvidas.

Para ficar mais fácil de entender, nós separamos algumas perguntas, e claro, suas devidas respostas, para se tornar um verdadeiro especialista em decanters!

Qual a Função do Decanter?

Na verdade, são duas as funções desse acessório. A primeira delas é ajudar a remover os sedimentos que se formam principalmente nos vinhos tintos com mais de 5 anos.

Esses sedimentos não fazem mal: são apenas partículas que se formaram por taninos, ácido tartárico e pigmentos, que aparecem naturalmente na composição dos vinhos.

A maior questão é que pode ficar um pouco mais complicado de degustar o vinho com esses sedimentos. Então, o líquido da garrafa é derramado no decantador, até chegar o ponto em que os sedimentos aparecem, aí você para.

O resultado será um vinho limpo de sedimentos no decanter e o restante do vinho com os sedimentos na garrafa. Esse restante de líquido não precisa ser descartado, mas a única diferença é que ele virá com essas pequenas partículas na hora de degustar.

Existe outra função para o decanter, que é oxigenar o vinho. Com isso, é como se o vinho respirasse, o que libera um aroma maravilhoso e também altera um pouco o seu sabor.

Quando ele está na garrafa, a ausência do ar faz com que o vinho esteja “fechado”. Se você quiser consumir um vinho que precisa ficar 5 anos de repouso antes desses 5 anos, então a oxigenação ajuda a acelerar um pouco o processo.

O resultado será uma bebida com taninos mais suaves, que se mostra mais macia ao paladar do que se tivesse sido consumida diretamente da garrafa.

Quanto Tempo o Vinho Deve Ficar no Decantador?

Depende da finalidade para a qual ele está sendo usado.

Se o objetivo for apenas separar os sedimentos, então não é preciso aguardar muito tempo. Você pode abrir o vinho um pouco antes de consumi-lo, para sentir aquele perfume incrível, transferir para o decanter e consumir logo em seguida.

Porém, para a oxigenação, já é necessário esperar um pouco mais. O prazo recomendado é de aproximadamente 4 horas, mas se for um vinho jovem e bem tânico, então esse prazo pode se estender muito mais.

Quais São os Cuidados Antes de Decantar um Vinho?

Essa é fácil: é só deixar a garrafa um dia antes na posição vertical, ou pelo menos com 12 horas de antecedência. Assim, todos os sedimentos já terão descido para a parte final da garrafa e a decantação será muito mais fácil.

Quais Tipos de Vinho Precisam Ser Decantados?

Essa é uma pergunta que é motivo de discussões saudáveis entre os enólogos de plantão.

É difícil que o sabor de algum vinho piore quando ele é oxigenado. Isso pode acontecer apenas com certos vinhos envelhecidos, que precisam ser consumidos com mais cuidado.

Feita a exceção, os outros vinhos não terão nada a perder com o decanter, mas podem ganhar muito, principalmente os vinhos mais jovens, que ficam muito mais macios e saborosos depois de oxigenados.

Então, por mais que não seja regra, você pode decantar os vinhos que quiser (com exceção dos envelhecidos) e aproveitar ainda mais o seu sabor.

Ah, mais uma dica: se o vinho não for totalmente consumido, então ele não deve ser decantado. Se você pretende terminar com o vinho depois de um ou dois dias, mantenha-o na garrafa e decante apenas quando for acabar com ela.

Qual é o Melhor Tipo de Decanter?

Assim como escolher a taça de vinho é um processo que parece um tanto complicado, já que existem vários tipos, o mesmo se aplica aos decantadores, já que estão presentes em vários tamanhos e formatos.

Basicamente, os decanters usados para eliminar os sedimentos do vinho costumam ter um pescoço mais fino e uma base estreita, o que faz com que eles não passem por um processo muito intenso de oxigenação.

Porém, para a oxigenação, o ideal é que a base do decanter seja mais larga e o formato seja mais horizontal. Assim, a oxigenação acontece mais facilmente e o sabor do vinho será bem intensificado.

Seja qual for o modelo escolhido, sempre se assegure de que ele pode ser higienizado facilmente e que também tenha um bom encaixe na mão, para evitar as chances de que ele caia e quebre – e o pior, que o vinho seja desperdiçado.

Quer Aproveitar Mais o Seu Vinho? Então Compre um Decanter!

O kit vinho pode ser um presente inesquecível, já que conta com vários acessórios para melhorar a experiência de servir e consumir os vinhos, mas ele não é tudo no que tange a tomar vinho com classe e elegância.

Então, se você quer ter uma experiência completa depois de comprar os vinhos online, garanta um decanter para a sua casa. Seja pelo motivo que for, não tem charme igual ao de derramar a bebida no decantador e degustá-la depois!

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua experiência!