Ao aprender e entender as diferenças entre esses tipos de vinho, você poderá escolher o que mais agrada o seu paladar!

Que o vinho é uma bebida elegante, saborosa e que carrega toda uma mística nós já sabemos. Porém, quando o assunto é a diferença entre vinhos, muita gente não sabe muito bem como proceder.

Estima-se que haja mais ou menos 200 tipos de vinho, de acordo com um infográfico do Wine Folly, site especializado em vinhos. Saber sobre todos eles pode ser um pouco complicado, mas conhecer os tipos mais comuns já é mais simples.

Cabernet, Merlot, Malbec e Carménère estão entre alguns dos vinhos tintos mais conhecidos. Se você ainda não conhece as diferenças entre eles, então chegou a hora de aprender sobre essas variantes!

Existe Muita Diferença Entre Vinhos?

Sim. Quem não conhece muito sobre essa bebida pode até não acreditar que eles mudem muito, mas os enófilos, enólogos, sommeliers e demais pessoas que amam essa bebida sabem que as diferenças são muitas.

Para ajudar a entender melhor sobre esse assunto, basta pensar sobre o café: a bebida quase sempre se parece, ao menos visualmente, mas o gosto pode mudar muito entre diferentes tipos de café.

Ainda mais: se forem escolhidas 10 pessoas, uma de cada região do país, e elas receberem a mesma quantidade de água, café e açúcar, o mesmo bule e o mesmo filtro, é bem provável que o sabor desses 10 cafés também esteja diferente.

O processo acontece mais ou menos da mesma forma que com os queijos: todos eles são feitos a partir do leite, mas o sabor pode mudar de acordo com a quantidade de fermento, de sal, tempo de maturação e tudo mais.

Por isso, a diferença entre vinhos é totalmente verdadeira, e não uma lenda, como muitas pessoas podem acreditar.

Quais as Diferenças Entre Cabernet, Merlot, Malbec e Carménère?

Primeiro de tudo, é importante entender que Cabernet, Merlot, Malbec e Carménère são castas de uvas tintas.

Isso quer dizer que esses não são os nomes dos vinhos, mas sim os tipos de uva que são utilizados para a sua produção – que por sua vez, também fazem com que os vinhos oriundos delas sejam conhecidos por esse nome.

Sem mais delongas, vamos agora conhecer as características sobre esses tipos de vinhos.

Cabernet

Quando se fala sobre Cabernet, o mais comum é associar à Cabernet Sauvignon, que é uma das variedades de uvas tintas mais conhecidas de todo o mundo. Porém, também existe a Cabernet Franc, que geralmente é referida pelo nome completo.

A adorada e versátil Cabernet Sauvignon surgiu do cruzamento natural da Cabernet Franc (tinta) com a Sauvignon Blanc (branca), que resultou em uma das espécies mais amadas pelos adoradores de vinho de todo o mundo.

Os principais aromas dessa uva são o de pimentão verde e os toques herbáceos, que também dão a ela um sabor super especial e inconfundível. Ainda assim, de acordo com o processo de produção, ela também pode receber outras nuances aromáticas.

Uma boa diferença entre vinhos Cabernet Sauvignon e os demais é que esse vinho casa muito bem com churrasco, queijos maduros, pizza, carnes de caça e hambúrgueres.

Merlot

O Merlot é uma casta de uvas que geralmente são usadas para a produção de vinhos mais jovens, embora também seja possível produzir rótulos mais longevos.

A textura dos vinhos Merlot é muito macia e doce, o que faz com que a casta seja usada também em conjunto com outros tipos de uva, de modo a harmonizar a bebida.

Alguns dos aromas típicos desse vinho são os frutados (morango, ameixa), florais (rosas, violetas), carvalho (cacau, tabaco) e especiarias (cravo, café), o que causa uma grande diferença entre vinhos Merlot e os demais.

Os Merlots harmonizam bem com carnes de porco, cordeiro e vaca, além de queijos como parmesão, brie e camembert e temperos como alho e cebola.

Malbec é uma casta de uvas bastante difundida em Bordeaux, na França, embora também seja cultivada em várias regiões do mundo.

A cor desses vinhos apresenta um vermelho ou roxo bem intensos, ainda que seja possível produzir outros tipos de vinho com elas, como os de sobremesa ou espumantes, em tons mais próximos ao rosé.

Entre as notas mais marcantes e que causam a diferença entre vinhos Malbec e os demais, é possível sentir o sabor de cerejas escuras, violetas, baunilha, café e até mesmo de couro, caso seu amadurecimento seja feito em barris de carvalho.

Quanto à harmonização dos Malbecs, ele fica ótimo com carnes vermelhas e temperos de sabor mais intenso, como alecrim, pimenta e hortelã.

Carménère

A Carménère é uma casta bastante comum no Chile, mas o curioso é que sua origem é Bordeaux. A região francesa passou pela praga da Filoxera, que foi uma doença que atingiu muitas vinhas em toda a Europa, as quais tiveram que ser plantadas de novo.

Com isso, acreditou-se que a casta tinha desaparecido, mas ela foi encontrada no Chile, já que tinha sido levada para a região no início do século XIX. Ainda bem que isso aconteceu, para que a espécie pudesse ser preservada!

A famosa vinícola Viña Carmen é reconhecida como a responsável por redescobrir a uva Carménère no Chile. Saiba mais sobre a “emigração” da Carménère da França para o Chile nesta entrevista exclusiva que gravamos com  Jorge Airas, embaixador da Viña Carmen no Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=rf_M5jzaknc

Uma boa diferença entre vinhos Carménère e os demais é sua cor bem escura, além dos aromas de frutas vermelhas, ervas e azeitonas, que resultam em uma combinação deliciosa.

Carnes grelhadas ou defumadas são boas pedidas para o vinho Carménère, além de refeições com tomates ou com temperos fortes de alho ou pimenta, que apresentarão uma combinação sensacional.

Malbec

Malbec é uma casta de uvas bastante difundida em Bordeaux, na França, embora também seja cultivada em várias regiões do mundo.

A cor desses vinhos apresenta um vermelho ou púrpura, ainda que seja possível produzir outros tipos de vinho com elas, como os de sobremesa ou espumantes, em tons mais próximos ao rosé.

Entre as notas mais marcantes e que causam a diferença entre vinhos Malbec e os demais, é possível sentir o sabor de cerejas escuras, violetas, baunilha, café e até mesmo de couro, caso seu amadurecimento seja feito em barricas de carvalho.

Quanto à harmonização dos Malbecs, ele fica ótimo com carnes vermelhas e temperos de sabor mais intenso, como alecrim, pimenta e hortelã.

Escolha o Melhor Vinho Para Você!

Saber sobre as diferenças entre vinho tinto ou branco é algo mais simples, já que a cor e o sabor são bastante diferentes, mas não é porque todas as castas citadas que elas são iguais, muito pelo contrário.

Agora que você já pôde aprender mais sobre a diferença entre vinhos Cabernet, Merlot, Malbec e Carménère, escolha um (ou todos!) e garanta ótimos rótulos de vinhos online. Com certeza, você não irá se arrepender!