Coppo é uma das mais renomadas vinícolas do Piemonte. Paolo Coppo, da terceira geração da família Coppo, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando da tradição da vinícola no Piemonte, do renascimento do Barbera e de seus excelentes vinhos e espumantes, como Pomorosso e Camp du Rouss, confira: 

Coppo é uma vinícola familiar com mais de cento e vinte anos de tradição, conte um pouco dessa história. 

A história da minha família remonta ao ano de 1892, quando meus avós fundaram a vinícola. É uma tradição centenária, que ajudou a transformar a pequena cidade de Canelli na capital dos espumantes na Itália. 

Foto histórica
Foto histórica

A vinícola desenvolveu um estilo particular na produção de espumantes, o “estilo Coppo”. 

O Método Clássico é aquele onde a segunda fermentação é realizada dentro da garrafa. Carlo Gancia, um grande produtor do Piemonte, visitou a França e trouxe esse método de fermentação na garrafa para nossa região no século XIX.

Hoje, produzimos os espumantes Coppo seguindo o Método Clássico, com base de Chardonnay e Pinot Nero. 

Espumante estilo Coppo
Espumante estilo Coppo

Coppo também foi pioneira do “novo” Barbera, hoje um ícone do Piemonte. 

Por muito tempo a uva Barbera foi associada a vinhos de baixa qualidade produzimos em grande quantidade. Durante os anos oitenta, nós, da Coppo, e outros produtores do Piemonte pensamos que era o momento de revelar o verdadeiro potencial desse vinho.  

O primeiro passo foi realizar uma seleção primária nas vinhas, reduzindo a capacidade de produção e acompanhando o desenvolvimento de perto. Depois, focamos no processo de vinificação nas barricas.

Como a Barbera é uma uva rica em acidez e pobre em taninos necessita da intervenção da madeira. Assim, propomos um novo tipo de Barbera, que, hoje, goza de grande reconhecimento em todo o mundo. 

Vinhedos
Vinhedos

Falando do Piemonte, como é trabalhar nessa célebre região vitivinícola? 

Trabalhar no Piemonte é um privilégio, temos um terroir extraordinário, que dá origem a vinhos únicos e excepcionais, reconhecidos mundialmente por sua qualidade. 

Piero Coppo Riserva del Fondatore é um espumante realmente especial, fale um pouco desse rótulo.

Esse vinho surgiu de um projeto que abrange Riserva del Fondatore, Riserva Della Famiglia Barbera e Riserva Della Famiglia Chardonnay. São rótulos especiais, que são produzidos em quantidade limitada, somente em anos realmente excepcionais.  

O que faz o Espumante Piero Coppo não é a seleção nos vinhedos, mas uma seleção das melhores barricas em fermentação que depois origina o Cuvée deste grande vinho. 

Adega
Adega

Coppo Barbera d’Asti Camp du Rouss é um rótulo icônico, como é sua produção?

Camp du Rouss nasce dos mesmos vinhedos originam o Pomorosso, um dos vinhos mais importantes da Coppo, um verdadeiro ícone da vinícola. 

Camp du Rouss surgiu da exigência de produzir um Barbera com um bom custo-benefício. É um vinho estruturado e de alta qualidade, mas que consegue abranger um público mais vasto por conta do preço.  

Hoje, Camp du Rouss é um dos rótulos mais vendidos da Coppo. 

 

Coppo Moscato d’Asti Moncalvina (carrega uma enorme tradição, sendo uma Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.) 

É uma Denominação de Origem muito importante, dentro da D.O.C.G Moscato são pouquíssimos produtores que trabalham na sub região de Canelli. Além disso, a uva Moscato Bianco Di Canelli é uma cepa realmente realmente extraordinária. 

Vinhedos uva Moscato Bianco Di Canelli
Vinhedos uva Moscato Bianco Di Canelli

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Uma boa pergunta realmente. Os jovens estão mudando o modo como consomem vinhos. Bebem menos, mas preferem vinhos de maior qualidade. 

Claro, que os jovens têm gostos diversos, não podemos generalizar. Mas, normalmente, eles começam a conhecer a vinícola pelos vinhos de entrada, como o Barbera d’Asti L’Avvocata, para depois beber nossos grandes vinhos. 

Sala das Barricas
Sala das Barricas

 Quais rótulos Coppo você recomenda para os brasileiros?

Essa é uma tarefa difícil. Pois sou como um pai que tem que escolher entre os seus filhos. Existe um vinho com estilo Coppo para várias ocasiões, dependendo do momento, se é uma ocasião especial, ou para um jantar no dia a dia.

Mas se tenho que indicar apenas um vinho seria o Pomorosso, que é nosso verdadeiro ícone. 

 

Você encontra os melhores rótulos da Coppo na DiVinhoSurpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!