Antigua Bodega Stagnari é uma tradicional vinícola uruguaia. Fabián Houjeije, Gerente de Exportações da Antigua Bodega Stagnari, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando do terroir privilegiado de Canelones, da adaptação da cepa Tannat ao Uruguai e de seus prestigiados rótulos, como IL Nero e Osiris, confira:

Antigua Bodega Stagnari é uma tradicional vinícola familiar, conte um pouco da sua história.

Nossa vinícola é familiar, bastante tradicional. Estamos localizados em Canelones, a maior região vitivinícola do Uruguai.

Antigua Bodega Stagnari foi fundada em 1928 pelo avô da atual proprietária, Virginia Stagnari. Mas a tradição já vinha desde 1880, pois a família tinha vinhedos na Itália.

Hoje a quinta e a sexta geração trabalham juntas, Virginia Stagnari, como diretora, e seus filhos, Mariana, como enóloga, e Carlo, como encarregado da viticultura.

Virginia, Carlo e Mariana
Virginia, Carlo e Mariana

O terroir de Canelones é bastante especial, qual o seu diferencial?

Nossa localização é única, a vinícola está rodeada por pedreiras de granito rosa, uma formação natural de mais de quinhentos milhões de anos. Não há outra vinícola com esse tipo de solo.

Nossos vinhos têm uma mineralidade muito presente, principalmente os brancos, por causa do solo.

O terroir de Canelones é ótimo para a produção de vinhos, nunca sofremos com chuvas e temos uma boa irrigação.

Tannat tornou-se uma das uvas mais emblemáticas da Uruguai, como foi a adaptação desta cepa francesa ao terroir uruguaio?

Costumo dizer que foi a Tannat que se adaptou ao Uruguai e não o Uruguai que se adaptou à Tannat.

Tannat é uma cepa originária da França, de Béarn. Foi introduzida em 1870 por Don Pascual Harriage. No princípio, essa variedade não era conhecida no Uruguai como Tannat, mas como Harriage.

Tannat adaptou-se muito ao Uruguai, tanto por causa do terroir, quanto do clima, bastante atlântico. Hoje, o Uruguai é o maior produtor de Tannat do mundo.

Vinhedos
Vinhedos

Como a casta Merlot beneficia-se do terroir de Canelones?

Como mencionei, hoje o Uruguai é o maior produtor de Tannat no mundo, mas uma das melhores castas que estão presentes no país é a Merlot.

O pai de Virginia, Hector Stagnari, sempre falava que o Merlot do Uruguai é muito melhor que o Tannat. Acredito que isso seja pelo terroir de Canelones, que proporciona um Merlot bem macio e aromático.

Eu, pessoalmente, adoro o Merlot. O Osiris Merlot é maravilhoso.

IL Nero Tannat é um rótulo de baixíssima produção, fale um pouco desse vinho.

IL Nero Tannat é um vinho ícone da vinícola. Um tributo em vida ao pai de Virginia, Hector Stagnari. A primeira colheita foi a de 2009, com uma produção de apenas três mil garrafas. Hoje estamos na safra 2011, produzindo apenas 3.250 garrafas.

IL Nero Tannat estagia por trinta e seis meses em carvalho francês e americano. E por mais dois anos na garrafa. É realmente um vinho Gran Reserva.

Estamos muito felizes, pois IL Nero Tannat foi eleito pelo segundo ano consecutivo como o Melhor Tannat do Uruguai segundo os consumidores.

Hector Stagnari
Hector Stagnari

Osiris é um dos vinhos mais populares da Antigua Bodega Stagnari, como é sua produção?

Osiris é outro vinho ícone da vinícola e muito popular no Brasil. Temos um Tannat e um Merlot. A primeira safra foi a de 2004  em uma produção de apenas cinco mil garrafas.

É produzido apenas nos melhores anos. Depois da primeira safra de 2004, tivemos 2005, 2006, 2007 e 2009. Atualmente estamos comercializando a safra 2011.

É um vinho elaborado a partir de uma seleção dos melhores vinhedos. Tem um menor rendimento de produção que proporciona uma maior concentração e graduação alcoólica. Estagia por catorze meses em carvalho novo americano.

Osiris Tannat
Osiris Tannat

Cantharus apresenta uma combinação de Tannat e Merlot com ótimo custo-benefício, qual o seu segredo?

O segredo é que estamos combinando duas uvas que se dão muito bem no Uruguai. Merlot traz muita fruta para o Tannat, deixando-o mais macio e redondo.

Cantharus é um de nossos blends  mais vendidos e populares. Para os consumidores que não conhecem muito a Tannat é uma porta de entrada através da Merlot. Um vinho realmente elegante e redondo.

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Realmente, cada vez mais jovens estão experimentando vinho. Para atender esse público, no ano passado, lançamos uma nova linha chamada Bella Donna. São vinhos que não estagiam em carvalho, têm boa concentração e caráter frutado, fáceis de beber.

Acredito que é o tipo de vinho que os jovens estão procurando. Você abre uma garrafa e pode desfrutá-la na hora, desde o primeiro momento pode perceber a fruta e apreciar o vinho.

Antigua Bodega Stagnari
Antigua Bodega Stagnari

Quais rótulos Antigua Bodega você recomenda para os brasileiros?

Temos muitos vinhos para serem experimentados, dependendo do momento do dia e da ocasião. Na nova linha Bella Donna temos vinhos frutados, que ficam ótimos um pouco mais gelados em dias quentes.

Para momentos especiais temos os vinhos Prima Donna, que passam nove meses em carvalho. E claro, Osiris e IL Nero, que são os vinhos ícone da vinícola.

 

Você encontra os melhores rótulos da Antigua Bodega Stagnari na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!