A Vinícola Guaspari vem cada vez mais ganhando destaque no cenário vitivinícola brasileiro. Gustavo Gonzalez, Diretor de Enologia da Vinícola Guaspari, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando dos desafios da produção de vinhos de qualidade no Brasil e de seus renomados rótulos, como Syrah Vale da Pedra e Sauvignon Blanc Vista do Café, confira: 

Gustavo Gonzalez
Gustavo Gonzalez

Conte um pouco da história da Vinícola Guaspari.  

A Vinícola Guaspari nasceu em 2006, com o sonho da família Brito de produzir vinhos de qualidade em uma região ainda não explorada no Brasil, Espírito Santo do Pinhal, a cerca de duzentos quilômetros da cidade de São Paulo, na fronteira com Minas Gerais.

Foram plantadas diferentes castas para ver quais seriam as melhores para a produção de vinhos na região. Chegando às cepas Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muscat Petit Grand, Viognier, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. 

Uma das grandes inovações da Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno. Fale um pouco dessa decisão.

Essa decisão foi tomada porque o clima mais favorável para produzir uvas é no inverno. Pois durante o verão temos muitas chuvas. Já no inverno, temos a temperatura ideal para a maturação das uvas. 

Vinhedos
Vinhedos

A Vinícola Guaspari trabalha exclusivamente com barricas de carvalho francês de três fornecedores, Taransaud, François Frére e Ermitage. Como essas barricas influenciam na qualidade dos vinhos?

São as barricas de maior qualidade na França. Para mim, foi muito importante ter os melhores fornecedores de barricas de carvalho francês para produzir nossos vinhos.

Cada um dos fornecedores têm uma característica particular nas barricas que passa para o vinho. Por isso, colocamos uvas oriundas de diferentes terroirs em diferentes barricas. 

É feita uma seleção. Por exemplo, uma parte das uvas vai para Taransaud, outro vinhedo vai para François Frére, etc. Assim, conseguimos complexidade nos vinhos. 

Sala das Barricas
Sala das Barricas

Quais os desafios de produzir vinhos de qualidade no Brasil em uma região nova, como Espírito Santo do Pinhal?

O principal desafio, para nós, em Espírito Santo do Pinhal, foi a expertise. Fomos pioneiros em uma região que não cultivava uvas ou produzia vinhos. Tivemos que passar o conhecimento de produção para a equipe que trabalha lá. 

O desafio foi esse, trabalhar em uma região totalmente nova sem saber qual seria o resultado. 

Guaspari Syrah Vale da Pedra é um vinho que já recebeu várias premiações, como a medalha de prata Decanter World Wine Awards. Qual o seu segredo?

O segredo é que trabalhamos muito em todas as fases de produção, do cultivo da uva até o vinho. A atenção ao detalhe é muito importante, não só para o Syrah Vale da Pedra, como para todos os vinhos da Guaspari.

Perceber as diferenças de cada safra para fazer ajustes sutis, de forma a conseguir o melhor vinho em cada safra.

Adega
Adega

Guaspari Syrah Vista da Serra é outro grande vinho. Como é sua produção?

É produzido a partir do vinhedo Vista da Serra, que tem seis parcelas diferentes. Cada parcela é monitorada individualmente para decidir o melhor momento para a colheita. A mesma coisa com as diferentes faixas da parcela, pois temos a faixa superior, a faixa do meio e a faixa inferior. 

Depois da colheita, decidimos como fazer a vinificação. Qual será o tratamento de fermentação e, após esse processo, quais as barricas em que cada parcela vai envelhecer. Como mencionei anteriormente, a atenção ao detalhe é muito importante.  

Tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Guaspari Sauvignon Blanc Vista do Café é um excelente vinho branco. Fale um pouco desse rótulo.

É um rótulo muito interessante. Produzir um bom vinho branco é um desafio. O Sauvignon Blanc é um rótulo bastante particular, tem muitas características dentro da uva que é importante conservar. 

Além disso, nosso terroir conta com características distintas quando comparado a outros terroirs de cultivo da Sauvignon Blanc no mundo. Então, como podemos fazer um vinho incorporando essas duas qualidades? Esse é o desafio. 

Trabalhamos no vinhedo, para reduzir características que não são desejadas para o Sauvignon Blanc, mas conservando suas características aromáticas. Adicionamos complexidade na adega, através da filtração com clara de ovo e do uso de barricas, tanto novas, quanto de segundo e terceiro uso. 

Degustação
Degustação

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Educar o público é muito importante, como, por exemplo, através de degustações. De forma a entender que o vinho que estamos produzindo é de um terroir específico. Não é um produto que vamos mudar drasticamente a cada ano. 

O vinho é um produto agrícola, não é um produto produzido em grande escala em linha de produção, como uma Coca-cola. É um produto que tem vida própria, que vai ser levemente diferente a cada safra, mas mantendo sempre o padrão de qualidade. 

Vinhedos
Vinhedos

Quais rótulos da Guaspari você recomenda para quem está começando a conhecer a vinícola? 

Recomendo todos! Eu gosto muito dos tintos, como o Syrah Vale da Pedra e o Syrah Vista da Serra. Mas, acho que o Vale da Pedra Branco é um ótimo vinho para começar a entender a vinícola. 

O Vale da Pedra Tinto também é ótimo, assim como, o Viognier Vista do Bosque.  

Cada vinho conta uma história, então, para começar, acredito que o melhor seriam os mais básicos, como os Vale da Pedra, e a partir daí, avançar para outros rótulos. 

 

Você encontra os melhores vinhos da Vinícola Guaspari na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!