Viña Carmen  é  a mais antiga das vinícolas chilenas e seu vinhos são um sucesso entre os brasileiros. Jorge Arias, Gerente de Contas da Viña Carmen, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando da redescoberta da cepa Carménère no Chile e das célebres regiões vitivinícolas chilenas, como Alto Maipo, Apalta e Colchagua, confira:

 

Viña Carmen conta com mais de 160 anos de tradição, sendo a primeira vinícola chilena. Conte um pouco dessa história.

Viña Carmen foi a primeira vinícola que começou a fazer vinhos de qualidade e alto padrão no Chile, com uma tradição de mais de 160 anos.

O Brasil, especialmente, é um país em que Carmen tem um posicionamento muito bom. Trabalhamos com diferentes linhas para atingir todos os clientes, como Insigne, Premier, Gran Reserva e Winemaker.

Viña Carmen ao longo de seus 160 anos continuou evoluindo. Em nosso portfólio hoje temos uma linha que se chama Carmen Do, de pequenas parcelas onde trabalhamos com uvas que foram um pouco esquecidas no Chile, como a Sémillon.

Temos uma parceria muito importante com a Fundação Frida Kahlo. Criamos um rótulo especial para o Brasil, Frida Kahlo Gran Reserva, de grande aceitação.

Trabalhamos com o conceito de que a Viña Carmen está se redescobrindo todos os dias.

Vinhedos em Apalta
Vinhedos em Apalta

1994 marca a redescoberta da cepa Carménère no Chile e Viña Carmen tem um papel-chave nesse processo.

Isso foi muito importante, não só para Viña Carmen, mas para o vinho chileno como um todo. A redescoberta foi feita por Jean-Michel Boursiquot, um ampelógrafo francês.

Durante a comemoração de um Seminário de Viticultura no Chile, Jean-Michel juntamente com a equipe da Viña Carmen daquela época, descobriu que dentro de parcelas de Merlot havia Carménère.

Em 1996 Viña Carmen criou o primeiro Carménère Gran Reserva. Esse foi um fato tão importante que hoje o público brasileiro reconhece Viña Carmen como Carmen Carménère.

Vinhedos no Alto Maipo
Vinhedos no Alto Maipo

Viña Carmen conta com vinhedos nas mais célebres regiões vitivinícolas chilenas, como Alto Maipo, Apalta e Colchagua. Quais as particularidades desses diferentes terroirs?

Essa é uma pergunta muito importante. No Alto Maipo se produzem os melhores Cabernet Sauvignon do mundo. Mais perto da Cordilheira dos Andes, são solos aluviais e menos profundos, perfeitos para Cabernet Sauvignon.

Em Colchagua e Apalta temos o melhor terroir para produzir Carménère e Syrah. Carménère necessita de solos mais profundos e ricos, funcionando muito bem em Apalta.

Em Leyda estamos produzindo um grande Pinot Noir, o Premier 1850. Também temos vinhedos em outras regiões do Chile, como Casablanca, de onde vem nosso Chardonnay.

Carmen Gold é um rótulo que reflete a essência do terroir do Alto Maipo. Fale um pouco desse vinho.

Carmen Gold não é vinho que produzimos todos os anos. Temos a safra 2010, 2013 e agora 2015. Emily Faulconer, nossa enóloga, busca manter a qualidade deste grande vinho com produções menores e de pouco rendimento na videira.

Carmen Gold é um vinho premium com um custo não muito alto. O consumidor brasileiro tem a grande vantagem de comprar esse rótulo de alta qualidade com ótimo custo-benefício.

Emily Faulconer
Emily Faulconer

Carmen Gran Reserva Carménère Frida Kahlo é um vinho que celebra duas tradições, da Viña Carmen e da renomada artista Frida Kahlo. O que inspirou a criação desse rótulo?

A Fundação Frida Kahlo procurou Viña Carmen para fazer uma parceria e criar Carmen Gran Reserva Carménère Frida Kahlo.

Carmen Gran Reserva Carménère Frida Kahlo é um grande sucesso de vendas e que representa um pouco o ícone que foi a artista Frida Kahlo dentro de uma garrafa de vinho.

Vinhedos em Colchagua
Vinhedos em Colchagua

A linha Carmen Insigne apresenta uma fantástica qualidade para a sua faixa de preço, qual o seu segredo?

O segredo é o amor e o carinho por fazer um vinho de qualidade por um preço acessível. Nunca comprometemos a qualidade de Carmen Insigne, mesmo sendo uma linha de entrada.

Carmen Premier 1850 presta homenagem ao ano de fundação da vinícola. Fale um pouco dessa linha.

A linha Premier trabalhado o conceito de inovação. Viña Carmen foi a primeira vinícola do Chile. A primeira vinícola a redescobrir a cepa Carménère. A primeira vinícola a conquistar grande reconhecimento pela revista Wine & Spirits.

Carmen Premier representa um pouco de todo esse sucesso que tivemos. Fazendo um vinho que não seja muito caro, mas de grande qualidade. Cada um dos vinhos desta linha vem de um terroir diferente, como Colchagua, Casablanca e Leyda.

Vinhedos em Casablanca
Vinhedos em Casablanca

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Antigamente o vinho era considerado como uma bebida das elites, de um consumidor de mais idade. Hoje o consumidor mais jovem está sentindo que beber vinho é saudável e é uma bebida que une a família.

O jovem está contribuindo para o crescimento do consumo de vinho. E Viña Carmen está dentro desse conceito, de um vinho mais jovem, fácil de beber e que pode acompanhar qualquer refeição.

Vinhedos em Leyda
Vinhedos em Leyda

Quais rótulos Carmen você recomenda para os brasileiros?

Recomendo para quem está começando Carménère, que é uma uva bastante conhecida no Brasil e Viña Carmen faz Carménère de estilo muito versátil, que agrada a todos.

Sauvignon Blanc é uma ótima uva para o clima brasileiro, principalmente na primavera e no verão. Um Sauvignon Blanc bem gelado, de Casablanca ou de Leyda, acredito que o público brasileiro vai gostar muito.

 

Você encontra os melhores rótulos da Viña Carmen na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!