Casa Perini é uma das mais renomadas vinícolas brasileiras, destacando-se na produção de espumantes de qualidade. Leandro Santini, Enólogo Chefe da Casa Perini, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando dos diferenciais do terroir de Farroupilha e de seus rótulos de sucesso, como o Casa Perini Moscatel, confira:

Leandro Santini
Leandro Santini

Casa Perini é uma das mais tradicionais vinícolas brasileiras. Conte um pouco de sua história. 

Casa Perini é uma vinícola tradicional de família italiana. Começou como muitas da região, com os imigrantes fazendo os próprios vinhos no porão de casa. 

Em 1998 a vinícola inicia a produção própria de uvas vitis vinifera. O ano de 2001 foi um marco, com um maior investimento na elaboração de vinhos finos. A partir daí, nos debruçamos na elaboração de vinhos finos de alta qualidade e espumantes diferenciados. 

Hoje, quase vinte anos depois, a vinícola aparece como uma das principais produtoras de vinho finos e espumantes de qualidade no Brasil, não em volume, mas em reconhecimento de marca, tanto pelo mercado, quanto pelos consumidores. 

Família Perini
Família Perini

A Serra Gaúcha é reconhecida como um dos melhores terroirs brasileiros para a produção vitivinícola. Quais os diferenciais dessa região?

O principal diferencial é o clima. Por muito tempo a região foi depreciada em função de seu clima, mas o que faltava era a interferência tecnológica. 

Com o passar dos anos, conhecendo bem a região, percebemos que o terroir oferece boa acidez para elaboração de vinhos brancos. São vinhos com boa estrutura, que os tornam muito especiais, principalmente quando se fala em espumantes. 

Claro, que falando de vinhos tintos, temos que provocar um pouco o viticultor e o enólogo, pois é necessário trabalhar mais essa uva para proporcionar uma maturação efetiva e obter aromas mais expressivos, como os de frutas maduras.

A amplitude térmica também ajuda bastante na coloração, seu PH proporciona um belo tempo de guarda. Isso tudo, ligado a um trabalho árduo para alcançar o ponto máximo de maturação das uvas tintas.   

No caso das uvas brancas, estamos em uma posição privilegiada, dando origem a produtos diferenciados. Vinhos de grande frescor e com boa acidez, podendo ser comparados a rótulos oriundos dos melhores terroirs do mundo para elaboração de vinhos brancos e espumantes. 

 

Casa Perini é a única vinícola brasileira a utilizar os tanques de fermentação e maceração Vinimatic na produção dos vinhos tintos. Como esses equipamentos impactam na qualidade  dos vinhos?

Os tanques Vinimatic começaram a ser utilizadas na Casa Perini em 2005. Nós tivemos a experiência de algumas safras até entender como trabalhar com eles para extrair o melhor das uvas. 

O contato com as cascas e as remontagens que não utilizam bombas, permitem uma extração mais completa. São vinhos mais macios e com um potencial maior de extração de seus compostos de cor, sabor e aromas. 

Isso pode ser notado a partir de 2010 em nossos vinhos. 

Tanques Vinimatic
Tanques Vinimatic

 O Casa Perini Moscatel foi eleito o 5° melhor vinho do mundo de 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits). Qual o segredo deste grande rótulo? 

É uma soma de fatores.  E os principais deles são são estar no berço da uva Moscato, dentro da Indicação de Procedência (I.P.) Farroupilha e também termos sido a primeira vinícola brasileira a elaborar um Moscatel.

Ou seja, saber fazer, como tudo na vida vem com o tempo. E estes anos de prática sem dúvida nos estimularam a fazer cada vez melhor.

Além disso cultivamos na região o Moscato Branco, uma uva  única no mundo quando comparada com outras Moscato também aqui plantadas. Ela certamente ajuda a dar tipicidade ao nosso terroir.

Buscamos, também,  trabalhar melhor os vinhedos e focar nos processos técnicos de vinificação para proporcionar ao consumidor um produto ímpar, com características próprias e um excelente equilíbrio entre dulçor e acidez.

Através desse trabalho fomos agraciados com esse prêmio para o Casa Perini Moscatel, que encaramos como um reconhecimento a todo esse esforço realizado.

 

Casa Perini Qu4tro é elaborado somente em safras excepcionais e com produção limitada. 

A ideia de criar o Casa Perini Qu4tro era elaborar um rótulo superior. E sabemos, como técnicos da área e enólogos, que nem todo ano conseguimos produzir um vinho que fique acima da média.

Elaborarmos o Casa Perini Qu4tro em uma garrafa quadrada, com quatro variedades, ligadas às quatro estações do ano e às quatro fases da lua, além de uma série de outros fatores determinantes para a elaboração de um vinho diferenciado.

Produzimos esse rótulo somente em safras excepcionais e, mesmo nessas safras, o vinho passa por uma avaliação e degustação. Sua principal característica é um harmonia entre as variedades, os aromas e o potencial de boca. É um vinho que tem uma longevidade muita boa na garrafa e conta com taninos macios.

Hoje, é o vinho ícone da Casa Perini e nos deixa muito felizes quando podemos divulgar o ano em que temos um novo Casa Perini Qu4tro. A safra de 2020 foi realmente excepcional, acredito que será um safra que vamos demorar para ver novamente.

Vinhedos
Vinhedos

Os vinhos Casa Perini Fração Única buscam revelar as peculiaridades do terroir. Como é sua produção?

Ao analisarmos nosso vinhedos, notamos que em algumas áreas certas frações possuíam uma maturação diferenciada, principalmente em função do relevo. 

Assim surgiu a linha Fração Única. Uma parte, ou parcela, de um determinando vinhedo onde buscamos extrair o máximo que nosso terroir pode oferecer para aquele vinho.

São vinhos de origem, que tem uma tipicidade específica. Fruto de anos de trabalho da Casa Perini. Nosso objetivo é elaborar um produto diferenciado, através da peculiaridade do terroir dentro dessas pequenas frações. 

Colheita das uvas
Colheita das uvas

Os rótulos da linha Arbo são vinhos jovens com ótimo custo-benefício. Fale um pouco dessa gama.

A linha Arbo foi desenvolvida focando no mercado dos vinhos de entrada. São vinhos leves, frescos, sem passagem por madeira e sem compromisso com o envelhecimento, mas sempre buscando manter um padrão de qualidade.

É uma linha que não é safrada, pois é uma mescla de diferentes safras. Às vezes tendo mais de vinhos novos e, em outras vezes, um pouco menos. 

A ideia é que o consumidor vá até a gôndola, olhe para um vinho da linha Arbo e sinta-se seguro que vai poder ter sempre o mesmo estilo de vinho. Um rótulo para o dia o dia, com ótimo custo-benefício e fiel à identidade da Casa Perini. 

Arbo Cabernet Sauvignon
Arbo Cabernet Sauvignon

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Para mim, especialmente, é um público que gosto muito de atender. Aqui, na Casa Perini, buscamos desmistificar o vinho enquanto produto.

Essa nova geração busca tomar o vinho de forma mais descontraída, não se preocupando tanto com fatores como o tipo correto de taça, ou uma harmonização específica.

Os jovens também estão buscando conhecer mais os vinhos brasileiros. Estão dispostos a provar o novo e compartilhar o momento com os amigos.

O vinho é uma bebida que tem glamour, mas você pode beber todo dia, não é preciso um evento especial para apreciar.  Acredito que é isso que o público mais jovem está buscando.

Vista Vale Trentino
Vista Vale Trentino

Quais rótulos da Casa Perini você recomenda para quem está conhecendo a vinícola?

Estamos em um momento que me sinto confiante em recomendar qualquer vinho da Casa Perini. 

Depende muito da preferência do consumidor, mas é difícil resistir a uma boa taça de espumante, como o Casa Perini Moscatel ou o Casa Perini Prosecco, para os que preferem Brut.

 

A partir do espumante, você pode começar a conhecer e a apreciar os outros rótulos da Casa Perini, já que o espumante é tão festivo e versátil. Um produto com a cara do Brasil.

Espumantes Casa Perini
Espumantes Casa Perini

Você encontra os melhores rótulos da Casa Perini na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!