Merlot e Malbec são duas das variedades mais famosas de uvas. Ambas produzem maravilhosos rótulos. Mas você sabe qual a diferença entre essas variedades? Para te ajudar nesse assunto, nós, da DiVinho preparamos esse artigo destacando a história de cada casta, as características da uva e dos vinhos, confira:

Merlot: Tudo sobre a Uva Merlot

História desta uva

A uva Merlot é originária da França, descendente da casta Cabernet Franc, irmã das uvas Carmenère e Cabernet Sauvignon. O primeiro registro de sua utilização para a produção de vinho remonta ao ano de 1784, na região de Bordeaux.

Durante o século XIX foi bastante cultivada em Médoc, na margem esquerda do Gironde. No Brasil a Merlot é cultivada desde 1970 na Serra Gaúcha. Mais recentemente, na década de 1990, ganhou notoriedade no Novo Mundo, sendo hoje a uva mais popular nos Estados Unidos.

Características da uva Merlot

Merlot é uma uva de cachos de tamanho médio, pele fina e coloração azul violácea. Apresenta pouca acidez e grande concentração de açúcar.

É bastante aromática e frutada, destacando-se os aromas de frutas negras, como ameixa, mirtilo e jabuticaba, de especiarias, como noz-moscada e canela e de ervas, como alecrim e orégano.

Umas das maiores vantagens da Merlot é seu amadurecimento rápido, podendo ser colhida mais cedo em períodos chuvosos, ou sendo mantida no cacho para um sabor mais concentrado.

O vinho Merlot e seus estilos

Os vinhos Merlot tem sua produção dividida em dois estilos, o padrão internacional e o padrão francês. No primeiro, a uva é colhida mais cedo, resultando em um vinho de aroma intenso, frutado, de menor acidez e taninos macios e maduros.

No padrão francês a uva é colhida no período considerado ideal, produzindo vinhos de aromas delicados, frutados, de acidez marcante e taninos firmes. Esse é o estilo de produção mais popular no Brasil.

Rótulos Merlot varietais são bastante apreciados e fáceis de beber. Em blends com outras uvas, como Cabernet Sauvignon e Tannat, proporciona maior estrutura e empresta maciez aos rótulos.

Harmonização com vinhos Merlot

Merlots varietais harmonizam bem com carnes magras, tanto brancas quanto vermelhas, e queijos de média maturação. Já blends de Merlot e Cabernet Sauvignon harmonizam melhor com carnes vermelhas mais gordurosas

Malbec: Tudo sobre a Uva Malbec

História desta uva

A uva Malbec é originária da região sudoeste da França, mais precisamente de Cahors, próximo à Bordeaux. No século XIX as plantações de Malbec sofreram com o ataque de uma praga chamada filoxera.

Essa praga impedia o desenvolvimento das videiras, causando grandes prejuízos para plantações em toda a Europa. Foi nesse contexto que mudas da Malbec foram levadas à Argentina.

A Malbec adaptou-se de forma excepcional ao clima e terroir da região de Mendoza. Hoje é, sem dúvidas, a uva mais popular da Argentina.

Características da uva Malbec

Malbec é uma uva de cachos de tamanho médio, polpa macia e casca de coloração rubi violácea. A variedade dificilmente é amarga, produzindo vinhos bastante tânicos.

Destacam-se os aromas de frutas vermelhas de casca mais escura, como ameixa, morango e cereja madura. Além de toques florais de baunilha e violeta, e de especiarias, como o anis.

O vinho Malbec

Os rótulos apresentam coloração rubi intensa, corpo médio de frutas vermelhas e pretas maduras, como ameixa, cereja, framboesa e mirtilo. Quando envelhecido em barris de carvalho o Malbec ganha mais estrutura, ficando com sabor mais vivo.

São vinhos que marcam presença graças aos taninos suaves e doces e o bom volume. Já no quesito acidez, destacam-se, em geral, pelo equilíbrio.

Harmonização com vinhos Malbec

Malbec harmoniza maravilhosamente bem com carnes vermelhas e pratos mais pesados, com molho denso e aromas defumados. É um dos melhores vinhos para acompanhar um bom churrasco e queijos duros.

 

Merlot ou Malbec? Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!