É difícil pensar em uma rivalidade maior no mundo dos vinhos do que entre as regiões francesas de Bordeaux e Bourgogne. Ambas são produtoras de rótulos requintados e apaixonantes. A DiVinho preparou esse artigo para esclarecer as diferenças entre Bordeaux e Bourgogne, confira:

A França é um dos países com maior tradição na produção de vinhos no mundo. Não é de se surpreender que em seu território nasceu uma das maiores rivalidades vínicas, entre os terroirs de Bordeaux e Bourgogne.

Ambos apresentam-se como clássicos dos vinhos franceses, mas são quase que diametralmente opostos em suas tradições. Variam no terroir, nas uvas utilizadas, no estilo dos vinhos, nas garrafas e nas taças!

Até mesmo as propriedades recebem nomenclaturas diferentes, em Bordeaux as vinícolas são conhecidas como Château, já em Bourgogne o termo utilizado é Domaine.

Terroir

Bordeaux concentra sua produção entre as margens de dois rios, o Garonne e o Dordogne, no departamento de Gironda, na região de Aquitânia, no sudoeste da França. Os terrenos são planos, com boa drenagem, clima ameno e pluviosidade mediana.

Já Bourgogne é uma região de clima frio, com invernos rigorosos e primaveras com geada. Os vinhedos se encontram em encostas com leve declive e boa exposição solar, onde as uvas ficam protegidas dos ventos e geadas.

Uvas

As principais uvas de Bordeaux para tintos são Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot. Já para os brancos são Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. Cerca de 80% da produção de Bordeaux é de vinhos tintos.

Em Bourgogne as cepas mais utilizadas para tintos são Pinot Noir e Gamay (Beaujolais). Nos vinhos brancos quem reina é a Chardonnay. A predominância é dos brancos, representando cerca de 62% da produção.

Estilos de Vinhos

Bordeaux é um dos maiores expoentes na produção de blends. Essa combinação de cortes de diferentes uvas em um único vinho é conhecida mundialmente como o “corte bordalês”.

Os tintos da margem esquerda são concentrados, potentes e tânicos, com aromas de frutas silvestres, chocolate, baunilha e tabaco. Já os tintos da margem direita caracterizam-se por serem mais encorpados, com uma maior concentração de frutas e taninos macios. Predominam os aromas de frutas silvestres, especiarias e couro.

Os brancos secos de Bordeaux são vinhos mais delicados, leves e refrescantes, com predomínio de aromas de pera, pêssego e flores. Os rótulos doces são mais complexos, intensos e apresentam bastante acidez. Destacam-se os aromas de mel, damasco seco, abacaxi e marmelada.

A média de envelhecimento dos Bordeaux tintos fica dentro do intervalo de 5 a 25 anos. Já para os brancos, o intervalo varia entre 2 a 5 anos para os secos e entre 3 a 30 anos para os doces.

Se Bordeaux apresenta sua excelência nos blends, em Bourgogne o conceito varietal domina. A média de envelhecimento é de 5 a 12 anos para tintos e de 2 a 5 anos para brancos.

Pinot Noir é um tinto com taninos leves, corpo leve a médio e aromas de cereja, especiarias, trufas e couro. Gamay é mais frutado, com taninos leves e aroma de frutas vermelhas, banana e violeta.

Chablis é um branco leve e refrescante, com bastante mineralidade e aroma de frutas cítricas, maçã verde, pera e grama.

Garrafas

As garrafas Bordeaux têm ombros marcados e corpo reto. O formato propicia a retenção de resíduos sólidos na região do ombro da garrafa, sendo a mais recomendada para vinhos de longa guarda.

As garrafas Bourgogne apresentam ombros inclinados e mais tênues, com corpo largo. É a mais usada em todo o mundo para Pinot Noir e Chardonnay.

Taças

A taça Bordeaux tem bojo grande e borda mais fechada para evitar a dispersão dos aromas. O formato da aba direciona o vinho para a ponta da língua.

A taça Bourgogne tem bojo maior do que a Bordeaux em um formato que assemelha-se a um balão. A bebida é direcionada acima da ponta e do centro da língua.

Você é uma amante de Bordeaux ou Bourgogne?

Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!