A Bodega Catena Zapata é um dos mais prestigiados e reconhecidos produtores da Argentina. Sua propriedade em Gualtallary, os Vinhedos Adrianna, é reconhecida pela crítica especializada como um Grand Cru na América do Sul. Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para você conhecer um pouco mais sobre a família Catena Zapata e os Vinhedos Adrianna, confira: 

Mapa

Família Catena Zapata

O nome da família Catena Zapata é quase que sinônimo com a produção de vinhos de qualidade na Argentina. A Bodega Catena Zapata foi fundada em 1902 pelo imigrante italiano Nicola Catena. Seu filho, Domingo Vicenti, casou-se com Angelica Zapata, e o casal teve um filho chamado Nicolás Catena. 

Nicolás proporcionou uma  verdadeira revolução na viticultura argentina, investindo na identificação das melhores zonas de Mendoza para a produção de Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, além de selecionar os melhores clones dessas cepas. 

Hoje, quem está à frente da Bodega Catena Zapata é a Dra. Laura Catena, representando a quarta geração da família Catena Zapata. Uma graduada de Harvard e Stanford, combinando sua experiência científica com a paixão em produzir vinhos no Catena Institute.    

Nicolás e Laura Catena
Nicolás e Laura Catena

Vinhedos Adrianna 

Como mencionado, Nicolás Catena, queria proporcionar uma revolução no cenário vitivinícola da Argentina. Tudo começou a partir de uma conversa com o francês François Lurton, que ao experimentar uma Catena Cabernet Sauvignon declarou que parecia um Cabernet de Languedoc, um vinho de clima quente. Mas não era esse o estilo de vinhos que Nicolás queria produzir.   

Assim começou uma obsessão em elevar a qualidade dos vinhos da Argentina e levar a viticultura ao limite da altitude em Mendoza. Em 1992 ele escolheu o local ideal, em Gualtallary Alto, o distrito com mais altitude em Tupungato, a cerca de 1.500 metros acima do nível do mar.

Como não havia vinhedos plantados naquele terroir, ele trouxe vinhas de Chardonnay e Cabernet Sauvignon diretamente da França, e vinhas de Malbec do Vinhedo Angélica, com idade média de setenta anos, constituindo, assim, os Vinhedos Adrianna. O nome é uma homenagem à filha mais nova de Nicolás, Adrianna.  

Durante a década de noventa, Nicolás continuou a introduzir mais vinhas nos Vinhedos Adrianna e em outras regiões ao sul do Vale do Uco. A preparação do solo em Gualtallary Alto trouxe diversos desafios, enquanto algumas vinhas cresciam de forma vigorosa, outras estavam tão pequenas que pareciam ser atacadas por doenças.

Para solucionar esse problema, os Vinhedos Adrianna foram divididos em duzentas parcelas distintas, de forma que cada parcela pudesse ser estudada e compreendida de forma individualizada. 

A junção de um solo único, uma combinação de pedras cobertas por carbonato de cálcio, com cascalho e camadas de calcário, com os efeitos da exposição solar em altas altitudes, permitem que as uvas amadureçam perfeitamente, mantendo os aromas e um bom nível acidez.   

Vinhedos Adrianna

Vinhos

Hoje, os Vinhedos Adrianna são a origem de alguns dos melhores vinhos da Argentina e de todo o mundo! Descubra um pouco mais sobre esses grandes rótulos:

Catena Zapata Adrianna Vineyard White Stones  é elaborado a partir de uvas da cepa Chardonnay de uma pequena parcela dos Vinhedos Adrianna cultivadas a 1.450 metros de altitude.

Lançado pela primeira vez na safra 2009, já se classificou entre os grandes brancos do mundo, merecendo altíssimas notas dos críticos internacionais. A safra de 2016 conquistou impressionantes 98 pontos na opinião de James Suckling e de Robert Parker.

Catena Zapata Adrianna Vineyard White Bones é elaborado a partir de uvas da cepa Chardonnay cultivadas nos Vinhedos Adrianna, em uma parcela de solo aluvial, rico em calcário, com subsolo composto de pedras redondas. 

Na opinião de Robert Parker, que conferiu 97 pontos para a safra de 2017, é o melhor Vinho Branco da América do Sul, um rótulo que “deixaria com vergonha muitos Grands Crus da Borgonha“

Catena Zapata Adrianna Vineyard Mundus Bacillus Terrae é uma verdadeira obra-prima da Bodega Catena Zapata. Elaborado a partir de uvas da cepa Malbec cultivadas a 1.390 metros de altitude nos Vinhedos Adrianna.

Esse grande Malbec argentino conquistou ótimas pontuações da crítica internacional. Tanto Robert Parker, quando James Suckling, deram 97 pontos para a safra de 2014. 

Catena Zapata Adrianna Vineyard Fortuna Terrae  é elaborado com uvas da cepa Malbec cultivadas nos Vinhedos Adrianna a 1.366 metros de altitude. Fortuna Terrae – “Sorte da Terra” em latim – faz referência às sortudas videiras desta pequena parcela do vinhedo Adrianna.

O crítico James Suckling conferiu 98 pontos à safra de 2014, enquanto Robert Parker deu 96 pontos. É, sem sombras de dúvidas, um dos melhores Malbec da Argentina! 

Catena Zapata Adrianna Vineyard River Stones  é elaborado com uvas da cepa Malbec de uma minúscula parcela dos Vinhedos Adrianna em Gualtallary, onde costumava passar o curso de um rio. 

Um Malbec argentino potente e exuberante, que conquistou, na safra de 2015, 95 pontos na opinião dos críticos Robert Parker e Tim Atkin.

 

Você encontra os melhores vinhos da Bodega Catena Zapata na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!