Nossos hermanos têm uma série de rótulos deliciosos, perfeitos para qualquer ocasião!

A Argentina é um gigante no mundo do vinho. Segundo o relatório World Vitiviniculture Situation 2017, da The International Organisation of Vine and Wine (OIV), o país ocupa o 9º lugar no ranking dos maiores produtores de vinho do mundo – à frente, por exemplo, de Portugal!

E em termos de consumo, os argentinos também estão na dianteira, ocupando o 8º lugar entre os que mais consomem vinho.

Além dessa incrível performance, vale ressaltar que o vinho argentino está cada vez melhor também, com elogios frequentes na imprensa especializada e sendo cada vez mais destacados nas preferências dos enófilos.

Argentina assina alguns dos melhores rótulos do mundo na atualidade, que são amados, degustados e reconhecidos internacionalmente.

Entre tantas boas opções, algumas se destacam ainda mais por seus aromas e sabores. Isso quer dizer que os rótulos citados não podem deixar de fazer parte de seu aprendizado no mundo do vinho, de forma alguma!

Melhores Rótulos de Vinho Argentino

Além de serem tão maravilhosos e reunirem características fenomenais, é importante ressaltar que muitos deles são vinhos bons e baratos, ou seja, agradam tanto o paladar quanto a carteira!

Achaval Ferrer Malbec 2016

vinho argentino achaval ferrer

O tinto Achaval Ferrer Malbec 2016 apresenta uma das cepas mais populares e queridas na Argentina, em um rótulo delicioso e que recebeu 91 pontos de James Suckling.

Se você conhece a diferença entre vinhos Cabernet, Malbec, Merlot e Carménère, então sabe como os Malbec são deliciosos. O rótulo é considerado como um cartão de visitas para uma das bodegas mais premiadas do país.

É produzido em Mendoza a partir de uvas de vinhedos que podem ter até 118 anos de idade, o que certamente faz deste vinho argentino uma verdadeira aula de história dentro da taça.

Amadurecido por 9 meses em barricas de carvalho francês, ele é jovem e potente, com belos aromas florais e frutados. O rótulo também é considerado como um dos melhores argentinos em sua faixa de preço.

Alma Negra Misterio 2016

Assim como a capa de um livro, o rótulo de um vinho também diz muito sobre ele. E quando o nome do vinho é Alma Negra Misterio 2015, o que esperar dele?

Este rótulo é verdadeiramente misterioso, já que as uvas que entram na sua composição não são divulgadas, assim como o seu processo de vinificação. Ou seja, este acaba sendo um vinho argentino surpresa! Mas pode confiar na qualidade, pois tem à frente da sua elaboração o sobrenome Catena.

Ele remete a notas de frutas pretas maduras, além de especiarias e violeta no aroma, enquanto o sabor se assemelha com o de frutas cozidas, café e toques terrosos.

De pequena produção, esse é o presente perfeito para quem gosta de surpresas, além de poder degustar um rótulo argentino que recebeu 92 pontos de James Suckling.

vinho argentino alma negra

Zucardi Aluvional Paraje Altamira 2012

O tinto Zucardi Aluvional Paraje Altamira é um vinho argentino bem avaliado por duas grandes referências em vinhos pontuados do mundo: Robert Parker (94 pontos) e Wine Enthusiast (93 pontos).

Elaborado 100% com a famosa uva Malbec, colhida em vinhedos antigos de Mendoza, plantados no Vale de Uco, em solos aluviais, ou seja, formados por depósitos de sedimentos produzidos por rios, este é um vinho argentino de sabor pronunciado e rico, impossível resistir a um segundo gole.

O rótulo é uma ótima pedida para degustar o melhor que a Argentina tem a oferecer e certamente fará parte do hall de melhores opções que você já consumiu.

vinho argentino zuccardi aluvional

Alamos Chardonnay 2018

Para posicionar os vinhos brancos na lista, trazemos o Alamos Chardonnay 2017, um delicioso rótulo da região de Mendoza.

Sua cor dourada salta aos olhos, mas o destaque começa a ser percebido em seu aroma. As notas de frutas cítricas maduras, combinadas com toques de baunilha e flores, resultam em uma combinação incrível.

É claro que o paladar deste vinho argentino também é ótimo: seu toque suave e macio traz à tona notas de pera, toranja e maçã, além de especiarias doces que completam seu sabor.

Essa combinação de características fez com que o vinho recebesse 91 pontos de James Suckling, confirmando sua altíssima qualidade.

vinho argentino alamos

Catena Alta Chardonnay 2016

Mais um rótulo para quem gosta de vinhos pontuados, o Catena Alta Chardonnay 2015 recebeu 94 pontos de James Suckling.

Cheio de classe, ele é tido como um dos melhores rótulos de vinho argentino e da América do Sul. Isso se dá, principalmente, ao vinhedo Adrianna, que se encontra a quase 1.500 metros de altitude e resulta em características únicas das uvas.

Além de suas camadas de sabores, que são descobertas a cada gole, ele ainda pode evoluir por vários anos na garrafa, o que o torna ainda mais especial.

vinho argentino catena alta

Veja também – Novo amante de vinho? Confira os erros mais comuns e as melhores dicas sobre a bebida!

Luigi Bosca Gewurztraminer Granos Nobles 2018

Nem só de tintos e brancos vivem os vinhos argentinos! O Luigi Bosca Gewurztraminer Granos Nobles 2017 é um delicioso vinho de sobremesa, doce e intensamente rico.

Com notas de frutas exóticas, jasmim e gengibre, o paladar tem uma acidez interessante e que combina muito bem com a bebida, que pode ser considerada como um vinho argentino para quem deseja fugir do padrão.

vinho argentino luigi bosca

Luigi Bosca Finca La Linda Malbec 2018

Este Luigi Bosca Finca La Linda Malbec 2017 é um vinho rosé produzido com uvas Malbec. Sua maravilhosa cor rosada já atrai pelo visual, mas se trata de um ótimo vinho também pelos aromas e paladar.

No nariz, lembra frutas vermelhas e sutis notas florais, sensações que se repetem no paladar. É, sem dúvida, um vinho argentino maravilhoso para quem ama vinhos rosés.

Com acidez equilibrada, o rótulo é saboroso e delicado, capaz de superar todas as suas expectativas.

vinho argentino la linda rose

Argentina: Uma Verdadeira Terra dos Vinhos

Brasil e Argentina são rivais ferrenhos quando se trata de futebol, mas não há como deixar essa rivalidade de lado quando se fala sobre os vinhos, já que eles são incríveis.

Por isso, não deixe de experimentar os melhores rótulos de vinho argentino em uma loja de vinhos online e confirmar, no aroma e no paladar, a qualidade das bebidas produzidas por nossos vizinhos!