O Chile é um dos maiores produtores de vinhos de todo o mundo! Não é à toa que seus tintos e brancos caíram no gosto dos brasileiros. Há rótulos para todos os bolsos e gostos, desde exemplares gostosos e redondos por preços imbatíveis até vinhos de alta gama. Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para te ajudar na escolha dos melhores vinhos chilenos, confira:

Chile 

O Chile é um país privilegiado no cenário vitivinícola mundial, contando com mais de 117 mil hectares de vinhedos, sendo que destes, 75% são ocupados por uvas tintas, como Cabernet Sauvignon e Carménère.

A configuração geográfica do país e seu isolamento geográfico, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, permitiram um feito único. As vinhas do Chile nunca foram afetadas pela praga Filoxera que devastou vinhedos em toda a Europa. Por conta disso, no país ainda é possível encontrar videiras plantadas em pé-franco! 

Apesar de a viticultura no Chile remontar ao século XVI, foi somente no final do século XX que o país começou a ganhar reconhecimento mundial. Um fato importante que contribui para a essa mudança foi a redescoberta da uva Carménère em vinhedos da Viña Carmen pelo ampelógrafo francês Jean Michel Boursiquot em 1994.

Hoje, o Chile é o maior produtor mundial de Carménère. O solo fértil e o clima agradável oferecem as condições ideias para a perfeita maturação da Carménère, desenvolvendo seus aromas refinados, grande elegância e estrutura. 

Mas não é só de uvas tintas que vive o Chile, o país também produz ótimos rótulos frescos e aromáticos com uvas brancas como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Sémillon e Viognier. 

Com 4.300 quilômetros de comprimento e 177 quilômetros de largura, o Chile conta com uma grande diversidade de terroirs e regiões vitivinícolas. Entre as principais regiões vale destacar: Aconcágua, Colchagua, Apalta, Cachapoal, Maipo, Maule, Curicó e Limarí.

O Chile abriga algumas das melhores vinícolas do mundo, como a já mencionada Viña Carmen, além de outros produtores de renome, como Viña Montes, Lapostolle, Perez Cruz, Odfjell e Viña Concha y Toro.

Vinho Chileno – Recomendações da DiVinho

Bons e Baratos

Vinho Tinto Arte Noble Reserva Cabernet Sauvignon 2015: um rótulo ideal para quem busca um vinho chileno com ótimo custo-benefício! Um Cabernet Sauvignon equilibrado, com taninos firmes e um final agradável. 

Vinho Branco Promesa Sauvignon Blanc 2019um Sauvignon Blanc de Denominação de Origem (D.O.), do Vale Central, no Chile. É um rótulo fresco, cheio de sabor e com acidez equilibrada.

Vinho Casillero del Diablo Cabernet Sauvignon Reserva 2017: um dos mais populares tintos do Chile, é um vinho muito agradável, ótimo para o dia a dia. A safra de 2017 conquistou 90 pontos do crítico James Suckling! 

Os Favoritos

Vinho Tinto Carmen Gran Reserva Frida Kahlo Carménère 2017: as uvas que compõem esse rótulo são cultivadas em um dos melhores terroirs do Chile para a Carménère – Apalta, no Vale de Colchagua. Um edição limitada, em homenagem à irreverente artista mexicana Frida Kahlo.

Vinho Rosé De Martino Gallardia Cinsault Orgânico 2017: uma verdadeira preciosidade. As uvas Cinsault são obtidas de vinhedos orgânicos, com mais de trinta anos de idade, plantados em pé-franco no Vale de Itata, sul do Chile. Resultam em um vinho rosé distinto e envolvente.

Vinho Tinto Perez Cruz Limited Edition Cabernet Sauvignon 2015: um Cabernet Sauvignon clássico do Alto Maipo, muito fiel à cepa que o compõe. Cheio de fruta vermelha no nariz, tem um toque herbáceo e camadas de pimenta preta, cedro e frutas secas. Na boca é vibrante e macio.  

Rótulos de Renome

Vinho Tinto Montes Alpha M 2013: um dos melhores vinhos chilenos e da América do Sul. O corte, majoritariamente, Cabernet Sauvignon, com Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot é incrivelmente elegante e refinado, lembrando um grande vinho de Bordeaux. Foi o primeiro vinho tinto super premium do Chile! 

Vinho Tinto Lapostolle Clos Apalta 2014elaborado apenas em anos excepcionais, a partir do precioso terroir de Apalta, com rendimentos muito baixos. Sua minúscula produção é sempre muito disputada em todo o mundo. A safra de 2014 conquistou incríveis 100 pontos do crítico James Suckling. 

Vinho Domus Aurea 2014: um vinho chileno extraordinário, produzido a partir dos melhores lotes de vinhedos plantados em encostas no Vale do Maipo pela Viña Quebrada de Macul. Com 96 pontos Guia Descorchados é um rótulo bastante rico, com taninos estruturados e um final longo e muito persistente.

 

Você encontra os melhores vinhos do Chile na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!