A uva tinta Syrah certamente origina alguns dos mais cultuados e apreciados rótulos do planeta. Os vinhos tintos produzidos com a Syrah são profundos e encorpados, repletos de notas de especiarias e frutas negras maduras. É uma uva que pode originar vinhos com perfis aromáticos distintos, dependendo do clima na qual é cultivada. Nas regiões de clima quente, os vinhos são densos, com notas que lembram ameixa e chocolate. Em regiões mais frias, são famosos os Syrahs com notas de pimenta-do-reino e couro. Incrivelmente longevos, os melhores exemplos podem evoluir por décadas na adega. Conta-se que os vinhos elaborados com a Syrah eram, clandestinamente, adicionados aos vinhos de Bordeaux para deixá-los mais encorpados e potentes.

 

COMO SURGIU A CASTA SYRAH

A origem da Syrah era controversa até 1998, quando testes de DNA comprovaram que esta variedade surgiu de um cruzamento entre as uvas Dureza e Mondeuse Blanche. O cruzamento ocorreu naturalmente há centenas de anos, na região dos Alpes do Rhône – até hoje uma referência para os mais aclamados e disputados vinhos elaborados com essa casta.

 

ONDE A SYRAH É CULTIVADA

No Norte do Rhône, os cultuados Hermitage e Côte Rôtie são os mais aristocráticos exemplos de vinhos elaborados com a uva. Verdadeiros clássicos, esses vinhos geralmente demandam vários anos em garrafa para mostrar todas as suas qualidades. Os Saint-Joseph e os mais populares Crozes-Hermitage são alternativas mais baratas e, geralmente, menos longevas, mas que conseguem mostrar o caráter da Syrah cultivada no Norte do Rhône.

Fora da sua região de origem, a Austrália é o país mais famoso pelos vinhos tintos elaborados com a Syrah. Ali, ela é chamada de Shiraz e os exemplares mais conhecidos são bastante concentrados e cheios de fruta. Os melhores vinhos são realmente excelentes, mas o grande sucesso fez surgir alguns exemplos mais comerciais – geralmente um pouco enjoativos, com fruta muito doce e notas exageradas de carvalho. Esses vinhos prejudicaram um pouco a imagem do vinho australiano. Mesmo assim, os melhores Syrahs da Austrália estão entre os grandes clássicos do Novo Mundo e merecem ser provados.

Recentemente, diversos países têm produzido vinhos de classe mundial com a casta Syrah, atestando seu grande potencial. Além da França e Austrália, podemos certamente citar Itália, Chile, África do Sul, Estados Unidos e Argentina.