A uva Cabernet Sauvignon é uma das variedades tintas mais populares do mundo, tanto que muitos a chamam de a “Rainha das Uvas Tintas! Nós, da DiVinho, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre a Cabernet Sauvignon, confira:

Origens da uva Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon é originária da renomada região vitivinícola de Bordeaux, no sudoeste da França. Não se sabe ao certo quando ela começou a ser cultivada nos vinhedos franceses, mas é possível encontrar menções a vinhos produzidos com essa variedade ainda no século XVII.

Uma certeza é que a Cabernet Sauvignon nasceu de um cruzamento natural entre duas variedades, a uva tinta Cabernet Franc e a uva branca Sauvignon Blanc, tomando, também, seu nome da junção dessas castas. 

Apesar de essa ser uma teoria antiga, sua comprovação veio apenas em 1990, através de testes de DNA realizados por dois pesquisadores da Universidade de Davis, na Califórnia, Carole Meredith e John Bowers

Já no século XVIII a Cabernet Sauvignon era uma das uvas tintas mais cultivadas na França, fazendo parte do famoso corte bordalês, junto com as variedades Merlot, Cabernet Franc, Carménère e Malbec.

A praga Filoxera e a chegada ao Novo Mundo

A segunda metade do século XIX viu a chegada de uma praga como nenhuma outra. A partir de  1853, os vinhedos da Europa foram atacados pelo inseto da espécie Daktulosphaira vitifoliae, originário da América do Norte.

A Filoxera devastou os vinhedos europeus, principalmente os franceses, que chegaram a ter uma perda de 40% de toda a produção. Variedades mais sensíveis, como a Malbec e a Carménère, foram algumas das mais afetadas. 

Para se ter uma ideia do estrago, a uva Carménère era tida como extinta, até ser redescoberta no Chile em 1994, em vinhedos da Vinã Carmen, pelo ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot.

Dica da DiVinho: Confira nosso entrevista exclusiva com a Viña Carmen!

E foi no meio desse terrível cenário que a Cabernet Sauvignon surgiu como uma esperança. Por ser uma variedade mais resistente e bastante adaptável a uma grande variedade de climas e solos, ela foi se espalhando por vinhedos em toda a Europa, em países como Itália, Espanha, Portugal e Alemanha.

Não demorou muito também para que a Cabernet Sauvignon chegasse ao Novo Mundo, expandindo seu cultivo para países como Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina e Brasil.

A Cabernet Sauvignon, junto com a Merlot, foi uma das variedades escolhidas para a reconstrução dos vinhedos da França, através da técnica de porta-enxerto. O método, que ficou conhecido como Reconstituição, consiste em enxertar mudas de Vitis vinifera em videiras americanas, que são imunes a Filoxera. 

O processo de Reconstituição dos vinhedos europeus foi árduo, mas deu bons frutos. Ainda hoje Bordeaux é reconhecida como uma das mais nobres regiões vitivinícolas e a Cabernet Sauvignon é uma das variedades mais plantadas em todo mundo!

Características da uva Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon conta com cachos pequenos, de coloração roxo-azulada intensa, que costumam formar uma estrutura similar a letra T.

Uma das características mais importantes da Cabernet Sauvignon é sua casca grossa, que a torna mais resistentes à pragas e à variações climáticas. Esse é um ponto essencial, pois a Cabernet Sauvignon é uma uva de maturação tardia, sendo uma das últimas a serem colhidas. 

Por conta de sua casca grossa, a uva Cabernet Sauvignon é rica em taninos, o que pode ser tanto uma vantagem, quanto uma desvantagem. Se colhida no seu ponto de ideal de maturação, a variedade dá origem a ótimos vinhos, complexos e intensos. Entretanto, se colhida muito cedo, pode deixar uma sensação adstringente de banana verde na boca. 

Como já mencionado, a Cabernet Sauvignon adapta-se bem a uma grande variedade de terroirs. Dependendo do solo e do clima onde é cultivada, seu bouquet aromático pode sofrer grandes variações.

De maneira geral, entre os aromas mais comuns da Cabernet Sauvignon, valem destacar notas de frutas vermelhas e pretas, como cassis, amora, cereja e ameixa, aromas de especiarias, como pimenta-preta, notas herbáceas, de menta, cedro e alcaçuz, além de toques de violeta.

O aroma de pimentão verde, comumente associado à Cabernet Sauvignon, é mais presente quando a uva é colhida precocemente, antes do seu tempo ideal de maturação. Esse aroma surge devido a um composto chamado pirazina, encontrado em grandes quantidades na casca da Cabernet Sauvignon.

Quando a Cabernet Sauvignon passa por envelhecimento em barris de carvalho surgem aromas de baunilha, café, tabaco e chocolate amargo.  

Vinho Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma uva muito versátil, dando origem a excelentes vinhos varietais e funcionando bem em blends com outras variedades, como Cabernet Franc, Malbec e Carménère, entre outras. 

É difícil definir um vinho Cabernet Sauvignon em poucas palavras, pois existem rótulos de vários estilos diferentes elaborados com essa variedade. Desde vinhos agradáveis e fáceis de beber até rótulos de grande complexidade e estrutura. 

De maneira geral, os vinhos Cabernet Sauvignon são frutados, com bom corpo, acidez bem integrada e taninos refinados. De coloração rubi brilhante, com reflexos que variam do castanho ao violáceo. 

Nos Cabernets de climas frios, os principais aromas são de frutas negras maduras, como ameixa preta, cereja e groselha, além de notas herbáceas. Já os elaborados em climas quentes costumam ser mais frutados, com menos presença de aromas vegetais. O envelhecimento em barris de carvalho agrega complexidade e traz à tona nuances mais delicados, como de grafite, cedro e tabaco.

Existe um Cabernet Sauvignon ideal para cada enófilo. Por isso, é tão importante degustar vinhos produzidos com essa variedades oriundos de diferentes regiões vitivinícolas, tanto do Velho Mundo, quando do Novo Mundo.

Além da França, a Itália é um país que se destaca na produção de excelentes vinhos Cabernet Sauvignon, principalmente aqueles oriundos da região vitivinícola da Toscana. 

Já no Novo Mundo, a região de Napa Valley, na Califórnia, produz alguns dos melhores Cabernets do mundo! Não deixe de experimentar, também, os tintos elaborados com a variedade no Chile, que contam com excelente relação qualidade-preço. 

Harmonização com Cabernet Sauvignon

Os vinhos produzidos com a uva Cabernet Sauvignon são bastante versáteis, combinando com uma grande variedade de pratos. Um segredo para uma harmonização certeira é atentar-se ao corpo do vinho.

Cabernets mais leves e de corpo médio acompanham bem carnes vermelhas assadas e grelhadas, churrasco, pizzas, risoto de cogumelos e massas à base de molhos vermelhos ou de carne, como sugo e bolonhesa.

Já para vinhos Cabernet Sauvignon mais encorpados e com longo estágio em carvalho, a recomendação são pratos untuosos, como os à base de carnes com mais gordura, como costela, massas com molhos mais pesados, como os à base de manteiga, e queijos maduros, como Gouda e Gruyère. 

Recomendações da DiVinho – Vinhos Cabernet Sauvignon

Bons e Baratos

Vinho Tinto Arte Noble Reserva Cabernet Sauvignon é um rótulo de coloração rubi intensa, revelando aromas de frutas negras e vermelhas, como cassis e morango, notas de tabaco, especiarias, folhas e um saboroso toque de chocolate amargo. Um vinho equilibrado, com taninos firmes e um final agradável. 

Vinho Casillero del Diablo Cabernet Sauvignon Reserva é um dos vinhos mais populares do Brasil, elaborado pela renomada Viña Concha y Toro. De coloração rubi intensa, revela aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja, ameixa e groselha, notas tostadas e um toque de baunilha. Em boca apresenta taninos elegantes e um final longo e persistente. 

Vinho Perez Cruz Reserva Cabernet Sauvignon exibe a identidade do Alto Maipo nos aromas de frutas vermelhas maduras, pimenta-preta, baunilha e frutos secos, além de um toque herbáceo e mentolado. Tem corpo médio e um final suculento. A safra de 2016 conquistou 91 pontos de Robert Parker e 90 pontos na opinião de Tim Atkin.

Os Favoritos

Vinho Tinto Escudo Rojo é fruto de um projeto concebido por um dos grupos mais visionários do vinho francês, Domaines Barons de Rothschild (Lafite), que apostou no potencial do Chile para produzir vinhos de qualidade em várias faixas de preço. Um vinho concentrado, macio e cheio de frutas maduras entremeadas com toques de frutas secas, notas tostadas e de especiarias. A safra de 2017 ganhou 93 pontos do crítico James Suckling. 

Vinho Tinto Montes Reserva Cabernet Sauvignon é repleto de fruta e muito bem proporcionado, em estilo redondo e exuberante, com boa presença de boca, mas também muita elegância. Nas palavras do crítico Robert Parker: é difícil encontrar um Cabernet Sauvignon melhor por este preço. 

Vinho Tinto Catena Cabernet Sauvignon é um rótulo que leva a assinatura da renomada vinícola Catena Zapata, com um excepcional custo-benefício! De coloração rubi intensa, revela aromas de frutas negras maduras e notas de especiarias. Em boca apresenta taninos macios, acidez equilibrada e um final envolvente. A safra de 2017 conquistou 91 pontos do crítico James Suckling. 

Rótulos de Renome

Vinho Tinto Almaviva é produzido no Chile por dois nomes da “primeira divisão” da enologia mundial , o grupo francês Domaines Barons de Rothschild (Lafite) e a Viña Concha y Toro. Um vinho puro, com camadas de aromas, lembrando cassis e alcaçuz e sutis notas de baunilha, cacau, incenso e especiarias. O paladar é generoso, embalado por taninos redondos. Tem um final longo, denso e carnudo. A safra de 2016 conquistou impressionantes pontuações, como 97 pontos de James Suckling e 95 pontos de Robert Parker.

Vinho Seña é um rótulo de grande estirpe, com aromas exuberantes de couro, frutas muito maduras e secas, especiarias, eucalipto e terra molhada. Na boca, tem textura macia graças aos taninos sedosos e doces e é, ao mesmo tempo, um tinto vivo, que demonstra complexidade, profundidade e elegância. Pode ser guardado por muitos e muitos anos na garrafa. A safra de 2016 recebeu 98 pontos de James Suckling e 97 pontos de Robert Parker. 

Vinho Tinto Sassicaia é uma das joias do mundo do vinho e ainda se destaca como um marco da vitivinicultura italiana. Um tinto exemplar, com um perfil aromático rico em notas florais, de lírios e violetas, além de cassis e cerejas. Na boca, exibe uma acidez brilhante e suculenta e uma doçura e estrutura super elegantes, com taninos delicados. A safra de 2014 ganhou 93 pontos do crítico Robert Parker e 95 pontos da revista Wine Enthusiast.

Bônus: Melhores Vinhos do Mundo 

Vinho Tinto Vega Sicilia Unico é um verdadeiro ícone espanhol e, com certeza, uma obra-prima da Vega Sicilia. Representando de forma excepcional o terroir de Ribera del Duero, é um rótulo de estilo inimitável, maduro, elegante e aveludado. Apresenta um potencial de guarda como de poucos vinhos no mundo, podendo por envelhecer por até sessenta anos na garrafa. A safra de 2008 conquistou impressionantes 96 pontos do crítico Robert Parker.

Vinho Tinto Opus One é um dos melhores vinhos do mundo! Esse grande rótulo representa a união do Velho Mundo, através dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite), e do Novo Mundo, com o renomado produtor de Napa Valley, Robert Mondavi. No nariz revela aromas de frutas vermelhas, como cereja, cranberry, boysenberry e groselha, notas herbais, de especiarias, como pimenta-preta e louro, toques de chá preto e chocolate amargo. Um tinto realmente excepcional, com taninos refinados e um final aveludado.

Vinho Tinto Château Lafite Rothschild é o rótulo mais emblemático do tradicional Domaines Barons de Rothschild (Lafite). Uma verdadeira obra-prima, que representa como poucos o terroir de Pauillac, em Bordeaux. Apresenta um rico bouquet de madeira, especiarias e um paladar bem estruturado. Elegante e balanceado, com um final longo e persistente, que evoca notas de frutas vermelhas maduras. Um vinho que fica ainda melhor com o tempo, apresentando um excepcional potencial de guarda, podendo envelhecer por mais de meio século! A safra de 1999 recebeu 95 pontos do crítico Robert Parker.

 

Você encontra os melhores vinhos com a uva Cabernet Sauvignon na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!