Uma dúvida comum entre os amantes de vinhos é sobre a melhor maneira de harmonizar seus rótulos preferidos com a culinária. Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo com algumas dicas de como harmonizar carnes vermelhas, confira: 

Harmonizar Carnes Vermelhas e Vinho Tinto

É um conhecimento comum que vinhos tintos acompanham bem pratos preparados à base de carnes vermelhas. Realmente, o caráter tônico dos rótulos tintos combina bem com esse tipo de carne, mas não é qualquer vinho tinto que combina com qualquer tipo de carne vermelha.

Outros fatores devem ser levados em conta também, como a quantidade de gordura da carne, a intensidade do sabor e o molho que acompanha a receita.

Para aprender como harmonizar carnes vermelhas, contamos com a ajuda do chef Sergio França do Restaurante Des Cucina em São Paulo.

O chef Sergio França conta com uma experiência de mais de trinta anos de profissão, em renomados restaurantes como La Vecchia Cucina, Due Cuochi, Italy e Brasserie des Arts.

Filé Mignon 

O filé mignon é uma carne nobre, suculenta e macia, com baixo percentual de gordura. Normalmente esse corte é consumido na forma de filé ou medalhão, mas também aceita bem outras preparações, como recheado com queijo.

As melhores uvas para acompanhar pratos à base de filé mignon são a Grenache, em rótulos como o Vinho Tinto Bastide Miraflors e o Vinho Perez Cruz Limited Edition Grenache, e a Cabernet Sauvignon, em rótulos como o Vinho Tinto Catena Cabernet Sauvignon e o Vinho Tinto Coutada Velha Signature.

Filé recheado com queijo brie e risoto trufado
Filé recheado com queijo brie e risoto trufado

Prime rib

O prime rib é um corte premium, preparado entre a sexta e a décima segunda costela do boi, a parte mais macia da costela.

Uma carne bastante saborosa e com bom percentual de gordura, acompanha bem vinhos tintos mais encorpados e tânicos, produzidos a partir da uva Malbec, como o Vinho Tinto Animal Malbec Orgânico e o Vinho Tinto El Enemigo Malbec, ou da uva Cabernet Sauvignon, como o Vinho Tinto Montes Alpha Cabernet Sauvignon e o Vinho Tinto Odfjell Armador Estate Selection Cabernet Sauvignon Orgânico.

Prime rib grelhado, com molho de ervas frescas, talharim na manteiga e sal e grana padano
Prime rib grelhado, com molho de ervas frescas, talharim na manteiga e sal e grana padano

Brasato

O brasato, também conhecido com braseado, é uma técnica culinária onde peças de carne são cozidas lentamente em fogo baixo. O molho mais comum para esse prato é feito à partir do vinho Barolo.

Como o Barolo já é utilizado no prato, ele também é a melhor escolha na hora da harmonização, nossas sugestões são o Vinho Tinto Barolo Scanavino e o Vinho Tinto Umberto Fiore Barolo.

Brasato ao Barolo com risoto de cogumelos frescos
Brasato ao Barolo com risoto de cogumelos frescos

Cabrito

Cabrito é um das carnes vermelhas mais saudáveis, por contar com um baixo nível de gordura e poucas calorias.

Para harmonizar com pratos à base de cabrito a recomendação são vinhos produzidos com a uva Cinsault, como o Vinho Montes Outer Limits Cinsault e o Vinho Tinto Ventisquero Queulat Gran Reserva Cinsault

Stinco de cabrito com polenta cremosa de grano duro
Stinco de cabrito com polenta cremosa de grano duro

 

Você encontra os melhores vinhos na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!