É comum surgirem dúvidas na hora de harmonizar vinhos com a comida. Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo com algumas dicas de como harmonizar massas, confira: 

Harmonizar Massas – O segredo é o molho

O ponto mais importante para harmonizar massas corretamente é o molho. É ele que define qual o rótulo que irá combinar melhor com o prato, levando em conta fatores como a acidez, o corpo e o caráter tânico do vinho. 

Para aprender como harmonizar vinhos com massas, contamos com a ajuda do chef Sergio França do Restaurante Des Cucina em São Paulo.

O chef Sergio França conta com uma experiência de mais de trinta anos de profissão, em renomados restaurantes como La Vecchia Cucina, Due Cuochi, Italy e Brasserie des Arts. 

Massas ao Molho Vermelho

O molho vermelho feito à base de tomates, também conhecido como sugo, é um dos preferidos dos amantes de massas e um clássico da culinária italiana. O molho sugo pode acompanhar uma variedade de massas simples, como espaguetti, recheadas, como agnolotti, ou à base de batata ou mandioquinha, como o nhoque.

Nhoque de mandioquinha com molho sugo de tomate, queijo brie e rúcula
Nhoque de mandioquinha com molho sugo de tomate, queijo brie e rúcula

Para contrabalançar a acidez do molho de tomate o ideal são vinhos tintos de corpo médio e com aromas frutados, como o Vinho Tinto Lapostolle Grand Selection Merlot.

Os vinhos tintos da Itália são um ótima opção para harmonizar com massas com molhos vermelhos, já que formam os italianos que inventaram o molho ao sugo! Boas recomendações são o Vinho Tinto Castello Banfi Centine IGT e o Vinho Tinto Rocca Delle Macìe Chianti Classico.

Agnolotti de queijo de cabra, com molho de tomate e goiaba
Agnolotti de queijo de cabra, com molho de tomate e goiaba

Massas ao Molho Branco ou Molho de Queijo

Molhos brancos e molhos à base de queijo apresentam textura cremosa e um bom teor de gordura. Para equilibrar essas características a recomendação são vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay, como o Vinho Branco Alma Negra Blanco.

Mas não são somente os vinhos brancos que acompanha bem massas ao molho branco, vinhos tintos mais leves, produzidos com a uva Pinot Noir, como o Vinho Tinto Arrogant Frog Pinot Noir, são uma ótima pedida!

Agnolotti de alcachofra com fonduta de queijo taleggio
Agnolotti de alcachofra com fonduta de queijo taleggio

Já massas com molho aos quatro queijos, acompanham vinhos tintos produzidos com a uva Syrah, como o Vinho Luiz Porto Syrah Gran Reserva, ou vinhos brancos produzidos com a uva Riesling, como o Vinho Branco Riesling Cuvée Europe.

Massas ao Molho de Frutos do Mar

Massas preparadas com molhos de frutos do mar são deliciosas, mas exigem cuidado na harmonização. Para valorizar frutos do mar como o camarão, a melhor escolha são vinhos rosés frutados como o Vinho Rosé De Martino Gallardia Cinsault Orgânico.

Ravioli recheado de ervilha fresca e queijo brie pecorino com molho de camarão e aspargo
Ravioli recheado de ervilha fresca e queijo brie pecorino com molho de camarão e aspargo

Se você não gosta de vinho rosé não tem problema, vinhos brancos encorpados, como o Vinho Branco Louis Latour Chablis, também funcionam bem com massas ao molho de frutos do mar. 

 

Você encontra os melhores vinhos na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!