A Sauvignon Blanc é uma variedade de uva branca de personalidade inconfundível, graças aos aromas distintos que confere ao vinho: de grama cortada, aspargos, herbáceos em geral, ervas,  groselha, maracujá e, quando colhida precocemente, de xixi de gato. Isso acontece porque a Sauvignon Blanc carrega moléculas específicas – as pirazinas  e os tióis – responsáveis por esse tipo de sensação olfativa. Além disso, na boca, seus vinhos mostram ótima acidez e frescor. Os vinhos de Sauvignon Blanc, normalmente, não maturam em carvalho, sendo reconhecidos pelo estilo autêntico e sua pura expressão da fruta.

 

ORIGEM DA SAUVIGNON BLANC

A hipótese mais provável é a de que a Sauvignon Blanc seja originária do Vale do Loire, na França. Ela descende da uva Savagnin e, segundo testes de DNA, é ainda irmã da Chenin Blanc, uva muito popular no Vale do Loire. Sabe-se também que a Sauvignon Blanc deu origem à Cabernet Sauvignon graças a um cruzamento espontâneo com a Cabernet Franc.

A Sauvignon Blanc ocupa o terceiro lugar entre as uvas brancas mais plantadas na França – perdendo para a Ugni Blanc e a Chardonnay.  As mais célebres regiões francesas que cultivam a Sauvignon Blanc são Bordeaux – onde ela entra em cortes com a Sémillon para produzir os cultuados Sauternes, mas também aparece em ótimos brancos secos – e o Vale do Loire, especialmente em Sancerre e Pouilly-Fumé.

Ela também se espalhou pelo mundo, sendo Áustria, Chile e Nova Zelândia (especialmente a região de Marlborough) os países nos quais a Sauvignon Blanc conseguiu atingir o seu auge, gerando vinhos brancos capazes de transmitir todo seu charme e distinção.

 

OS VINHOS DE SAUVIGNON BLANC

Trata-se de uma uva que amadurece rapidamente e que origina vinhos aromáticos e vibrantes em regiões de clima frio e solo pouco fértil. Assim como a Chardonnay, a Sauvignon Blanc ganhou o mundo, sendo usada especialmente em vinhos em versão pura, sem passagem por carvalho – embora alguns produtores ousem elaborar  Sauvignon Blanc com estágio em barrica, como Viña Garcés Silva, no Chile. Na Califórnia também há vinhos brancos de Sauvignon Blanc com maturação em carvalho – por lá, os produtores costumam cunhar o termo Fumé Blanc para qualquer vinho de Sauvignon Blanc, com ou sem passagem por barrica. Quem propagou a moda foi o famoso produtor Robert Mondavi, na década de 1970, com a intenção de popularizar os vinhos Sauvignon Blanc produzidos no oeste dos Estados Unidos. Para isso, ele se inspirou na reputada região francesa de Pouilly-Fumé – mas as semelhanças entre os vinhos Sauvignon Blanc de ambas as fronteiras param aí.