A uva tinta Touriga Franca, que até o ano 2.000 era chamada de Tinta Francesa (embora não tenha relação nenhuma com a França), é a casta que ocupa a maior área plantada da região do Douro, no norte de Portugal. A Touriga Franca é portuguesa “da gema”, sendo resultado de um cruzamento espontâneo das uvas Touriga Nacional e a Marufo (Mourisco Tinto).

 

OS VINHOS DE TOURIGA FRANCA

É raro encontrar um vinho varietal de Touriga Franca. Esta uva é muito utilizada em cortes com Touriga Nacional e Tinta Roriz, por exemplo, e também para compor os tradicionais vinhos do Porto – que consistem na mistura de várias castas, muitas vezes plantadas juntas em vinhas velhas. Mas já há alguns vinhos tintos varietais de Touriga Franca lançados por um ou outro produtor e que exibem um estilo muito atrativo, com uma cor rubi ou violeta marcante e aromas intensos de frutas vermelhas e de bosque, além toques florais e de ervas, e taninos firmes, mas redondos.

 

A Touriga Franca é uma casta relativamente fácil de cultivar. Com maturação de média a tardia, ela prefere terroirs com exposição solar adequada e origina vinhos de boa elegância, um pouco mais leves que os concentrados tintos de Touriga Nacional.