Uva Alfrocheiro
- 1 (current)
- 2
Alfrocheiro é uma variedade tinta cultivada principalmente na Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do Dão, sendo também conhecida por estar presente nos Vinhos Regionais do Alentejo.
A Alfrocheiro é uma cepa de amadurecimento precoce e de grande produtividade. Por ser bastante vigorosa, exige alguns cuidados, como podas programadas, para evitar a dispersão dos seus aromas e sabores.
A casta é bastante suscetível ao ataque de pragas e doenças, se dando bem em regiões de clima seco e quente, como no Dão, características que permitem que a Alfrocheiro se desenvolva livre da umidade.
Os cachos da Alfrocheiro são curtos e compactos, de tamanho mediano. Seus bagos apresentam formato arredondado, coloração negro-azulada e alto teor de açúcar natural, dando origem a vinhos com teor alcoólico elevado.
ORIGEM DA UVA ALFROCHEIRO
A Alfrocheiro é uma cepa originária do Dão. Sendo também cultivada em outras renomadas regiões vitivinícolas de Portugal, como Douro, Bairrada, Alentejo, Tejo e Palmela.
Estima-se que a Alfrocheiro seja uma casta de gênese recente, pois até o início do século XX o nome Alfrocheiro era usado para designar uma cepa branca, hoje conhecida como Douradinha. Tanto que na região do Douro a Douradinha ainda é conhecida como Alfrocheiro Branco.
Um outra nomenclatura aceita pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho de Portugal para a Alfrocheiro é a Tinta Bastardinha.
OS AROMAS DA ALFROCHEIRO
Entre os aromas da Alfrocheiro sobressaem-se os de frutos silvestres, como amora e morango selvagem, além de ligeiros toques florais.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM ALFROCHEIRO
A Alfrocheiro produz vinhos ricos, frutados e com taninos refinados. Equilibrados e com acidez elevada, acompanham bem uma grande variedade de pratos. Confira alguns exemplos de boas harmonizações: