A Alvarinho é uma das uvas brancas mais nobres e famosas de Portugal. A casta goza de grande prestígios na região vitivinícola de Vinhos Verdes, onde dá origem a excelentes vinhos brancos!
Na Espanha a uva Alvarinho é conhecida pelo nomenclatura Albariño. A variedade também conta com outros nomes, como Albarina, Alvarin Blanco, Alvarinha, Azal Blanco, Galego e Galeguinho.
Os cachos da Alvarinho são pequenos, com bagos de tamanho médio, formato arredondado e coloração verde amarelada, que atinge um tom rosado quando exposta ao sol em demasia.
ORIGEM DA UVA ALVARINHO
A uva Alvarinho é originária do Minho, na região vitivinícola dos Vinhos Verdes, ao norte de Portugal, próximo da fronteira com a Espanha.
Hoje, a Alvarinho ocupa uma maior área de cultivo na Espanha, do que na sua própria terra natal, em Portugal. A variedade está presente em toda a Galícia, contando com algumas vinhas muito antigas, com mais de duzentos anos de idade,
Além da Península Ibérica, é possível encontrar a Alvarinho em vinhedos nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, Austrália, Uruguai, Chile, Argentina e Brasil.
OS AROMAS DA ALVARINHO
A uva Alvarinho apresenta grande intensidade aromática, onde destacam-se aromas frutados, como de marmelo, banana, pêssego, limão, maracujá e lichia, notas florais, como de violeta e flor de laranjeira, nuances de mel, além de toques de amêndoas.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM ALVARINHO
Os vinhos brancos elaborados com a uva Alvarinho são frescos e aromáticos, com bom corpo e ótima acidez. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: