A Canaiolo é uma uva tinta utilizada na produção de um dos vinhos mais famosos da Itália, o Chianti, em companhia das castas Sangiovese e Malvasia Nera.
A variedade também atende por outros nomes, como Canaiolo Nero, Caccione, Tindillaro, Uva Canina, Uva Grossa e Uva Fosca. Existe uma versão branca da Canaiolo, a uva Canaiolo Bianco, que dá origem ao vinho Orvieto, na região vitivinícola da Umbria.
É difícil encontrar vinhos varietais elaborados com a Canaiolo, pois sozinha ela apresenta um gosto amargo. É nós assemblages que a uva realmente brilha, amaciando o blend, suavizando os taninos e acentuando os aromas herbáceos dos vinhos tintos.
Os bagos da uva Canaiolo são extremamente resistentes, com uma excelente capacidade de secar os frutos e concentrar os açúcares sem apodrecer. Por conta dessa característica, a cepa era bastante utilizada prolongar a fermentação do vinho, antes do advento das caves com temperatura controlada.
ORIGEM DA UVA CANAIOLO
A uva Canaiolo é originária da Toscana, na Itália. Até o século XVIII era a uva tinta mais cultivada na região de Chianti. Sua popularidade era tão grande que o escritor Cosimo Villafranchi a menciona em sua obra.
Isso mudou com advento da praga Filoxera, que atacou os vinhedos europeus no final do século XIX. A Canaiolo não adaptou-se bem aos porta externos, o que ocasionou uma diminuição da sua popularidade.
Entretanto, por ser uma variedade bastante resistente, a Canaiolo conseguiu sobreviver nos vinhedos da Toscana, onde é cultivada até hoje.
OS AROMAS DA CANAIOLO
A uva Canaiolo apresenta um bouquet aromático elegante, onde destacam-se aromas frutados e notas herbáceas.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM CANAIOLO
Os vinhos tintos elaborados com a uva Canaiolo são refinados e elegantes, com corpo médio e taninos suaves. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: