Dolcetto é umas das uvas tintas mais importantes do Piemonte, ao lado da Nebbiolo e da Barbera. A variedade também é Conhecida também pelo nome Ormeasco na região da Liguria.
A uva Dolcetto apresenta grande resistência à temperaturas baixas, amadurecendo bem em vinhedos de altitudes elevadas que ajudam a manter um bom nível de acidez e evitar o amadurecimento prematuro.
Grande parte dos vinhos elaborados com a Dolcetto, cerca de 80%, são consumidos na própria Itália. Mas, cada vez mais, esses rótulos vem sendo apreciados fora da Europa, principalmente no Novo Mundo!
ORIGEM DA UVA DOLCETTO
A Dolcetto é uma uva autóctone italiana originária da região vitivinícola do Piemonte, ao noroeste da Itália. Onde dá origem a diversos rótulos de Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G), como Dolcetto d’Alba, Dolcetto d’Ovada, Dolcetto d’Asti, Dolcetto d’Acqui, Dolcetto di Dogliani e Dolcetto della Langhe Monregalesi.
OS AROMAS DA DOLCETTO
Entre os principais aromas da Dolcetto destacam-se notas de frutas vermelhas, como ameixa, frutas amarelas, como marmelo e toques de amêndoa.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM DOLCETTO
A cepa Dolcetto produz vinhos tintos secos de coloração vivaz, com alto teor alcoólico, ótimo frescor e grande presença tânica. Confira alguns exemplos de boas harmonizações: