A Fernão Pires é a uva branca mais cultivada em Portugal, principalmente nas regiões vitivinícolas da Bairrada, Tejo e Lisboa.
Na Bairrada, a Fernão Pires atende por um nome bastante diferente: Maria Gomes. Outras nomenclaturas para a variedade são Gaeiro, Fernão Pirão e São Amaral.
A uva Fernão Pires é bastante versátil, dando origem a vinhos brancos, espumantes e vinhos de sobremesa.
Os bagos da Fernão Pires são pequenos e arredondados, com coloração verde amarelada. É uma variedade de alta produtividade, com amadurecimento precoce.
ORIGEM DA UVA FERNÃO PIRES
A uva Fernão Pires é originária de Portugal. Registros demonstrar que a variedade já era cultivada na região do Douro ainda no século XVIII.
Hoje, também é possível encontrar a Fernão Pires em vinhedos nos Estados Unidos, dentro da Califórnia, na Austrália, na Nova Zelândia e na África do Sul.
OS AROMAS DA FERNÃO PIRES
Entre os principais aromas da Fernão Pires vale destacar notas florais, como de rosas, aromas cítricos, como de laranja, limão e tangerina, além de nuances de especiarias.
O envelhecimento traz à tona notas minerais e toques de mel.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM FERNÃO PIRES
Os vinhos elaborados com a uva Fernão Pires são complexos e estruturados, com bom teor alcoólico. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: