A Marselan é uma uva tinta com um história recente, foi criada a menos de sessenta anos, fruto do cruzamento de duas variedades famosas, a Cabernet Sauvignon e a Grenache.
Os bagos da Marselan apresentam tamanho bastante reduzido, o que ocasiona um aumento da proporção das cascas durante o processo de vinificação, e, consequentemente, uma maior concentração dos compostos polifenólicos.
ORIGEM DA UVA MARSELAN
A Marselan tem sua origem em 1961, através de um cruzamento das variedades Cabernet Sauvignon e Grenache, realizado pelo ampelógrafo francês Paul Truel, próximo à cidade de Marseillan, daí o nome da uva, na França.
Truel trabalhava no INRA – Institut National de la Recherche Agronomique (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França) e buscava uma variedade de alto rendimento, com uma boa resistência à pragas e altas temperaturas.
Por cerca de trinta anos após sua criação a Marselan não foi muito valorizada, o que mudou no final dos anos 1990, com a demanda de cepas mais resistentes na França, principalmente nas regiões de Languedoc-Roussillon e Rhône.
Hoje, também é possível encontrar a uva Marselan em vinhedos da Espanha, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e China. No Brasil a variedade é cultivada na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
OS AROMAS DA MARSELAN
A Marselan revela um bouquet aromático similar ao da uva Cabernet Sauvignon, que lhe deu origem, onde destacam-se aromas de frutas vermelhas, como cereja e groselha, além de toques de cacau.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM MARSELAN
Os vinhos tintos elaborados com a uva Marselan apresentam médio corpo, boa estrutura tânica e coloração intensa. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: