Uva Négrette
- 1 (current)
- 2
Négrette é uma cepa ainda pouco conhecida no Brasil, mas que dá origem a ótimos vinhos tintos e rosés, como o Rosé Piscine, um grande sucesso de vendas!
A Négrette é conhecida por muitos outros nomes, como: Bourgogne, Couporel, Dégoûtant, Folle noire, Mourrelet, Négralet, Négret, Negretto, Noirien, Petite Négrette, Petit Noir, Pinot St. George, Ragoûtant, Saintongeais, Vesparo Noir e Villemur.
Uma uva de média maturação, a Négrette é bastante suscetível à pragas. Com pouca resistência à umidade, recomenda-se que seja cultivada em regiões de clima quente e seco. Seus cachos são pequenos e compactos, com bagos redondos e de coloração escura, puxando para o azulado.
ORIGEM DA UVA NÉGRETTE
A uva Négrette decente da antiga variedade Mavro, originária da Ilha de Chipre. Não é certo quando a cepa tenha chego à França, mas a lenda é que foi por por meio dos Cavaleiros Templários durante a Idade Média.
A maior parte dos vinhedos de Négrette, cerca de mil e quinhentos hectares, concentram-se no Sudoeste da França, na comuna de Fronton, na região metropolitana de Toulose.
Fora da França é possível encontrar a cepa Négrette nos Estados Unidos, na região vitivinícola da Califórnia.
OS AROMAS DA NÉGRETTE
Entre os aromas da Négrette destacam-se notas florais, como de violeta, frutadas, como de framboesa, além de toques de alcaçuz e cacau.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM NÉGRETTE
A Négrette dá origem a vinhos versáteis, que podem ser apreciados ainda jovens, mas com capacidade de envelhecer e evoluir bem. São rótulos equilibrados e ricos em antocianinas.
Confira alguns exemplos de boas harmonizações com vinhos rosés à base de Négrette: