A Negroamaro é uma tradicional uva autóctone italiana, ocupando mais de dezessete mil hectares de vinhedos no país.
A variedade dá origem a excelente vinhos varietais sendo, também, utilizada em assemblages, normalmente em companhia das uvas Malvasia Nera, Sangiovese e Montepulciano.
O nome da uva, Negroamaro, é uma junção das palavras Negro, em latim, e Maru, em grego antigo, ambas significando “negro”. Essa é uma referência a coloração da casca e do vinho que ela produz.
Os bagos da Negroamaro apresentam tamanho médio, com formato oval e casca rica em polifenóis. A variedade é resistente, adaptando bem à climas quentes e áridos.
ORIGEM DA UVA NEGROAMARO
A uva Negroamaro é originária de Salento, dentro da região vitivinícola da Puglia, no sul da Itália. Registros demonstram que a variedade já era cultivada há mil e quinhentos anos atrás!
Hoje, além de sua terra natal, na Itália, é possível encontrar a Negroamaro em vinhedos da Austrália e dos Estados Unidos.
OS AROMAS DA NEGROAMARO
Entre os principais aromas da uva Negroamaro vale destacar notas de frutas vermelhas, como ameixa, cereja e amora, nuances de especiarias doces, como canela, além de toques de cacau e couro.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM NEGROAMARO
Os vinhos tintos elaborados com a uva Negroamaro são complexos, com acidez moderada, taninos macios e coloração intensa e profunda. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: