Nero d’Avola é a uva tinta mais importante da Sicília. Também conhecida pelo nome Calabrese, dá origem à excelentes rótulos, como Regaleali, um varietal, e Rosso del Conte, um corte com Merlot, Perricone e Syrah, ambos da renomada vinícola italiana Tasca d’Almerita.
Por muito tempo, a Sicília foi considerada como um exportador de vinhos a granel, priorizando a quantidade em detrimento da qualidade. Por conta disso, a cepa Nero d’Avola acabou sendo associada a vinhos de qualidade inferior.
Graças à uma mudança recente de paradigma, a Sicília passou a focar na produção de vinhos de qualidade e os rótulos produzidos com a cepa Nero d’Avola passaram a ganhar reconhecimento, tanto dentro da Europa, quando no restante do mundo.
A uva Nero d’Avola é muitas vezes comparada à Syrah em suas características físicas e organolépticas, então se você aprecia a Syrah pode apostar nos vinhos da Nero d’Avola sem medo!
ORIGEM DA UVA NERO D’AVOLA
A Nero d’Avola é uma uva autóctone italiana originária da cidade de Avola, na região vitivinícola da Sicília, na Itália. A própria nomenclatura da variedade faz referência à sua origem. “Nero d’Avola” significa “uva negra da cidade de Avola”.
Cultivada há centenas de anos na região sul da Sicília, hoje pode ser encontrada em toda a ilha, assim como, na Austrália e na Califórnia, nos Estados Unidos.
OS AROMAS DA NERO D’AVOLA
A uva Nero d’Avola apresenta um bouquet aromático intenso, onde destacam-se aromas de frutas vermelhas, como ameixa, e notas de especiarias, como pimenta e cravo.
A passagem por carvalho adiciona nuances de chocolate, café e um marcado aroma de framboesa.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM NERO D’AVOLA
A Nero d’Avola dá origem a vinhos de coloração profunda, com alto teor alcoólico, acidez marcada e taninos robustos e macios. Confira alguns exemplos de boas harmonizações: