A Nero di Troia é uma uva autóctone italiana que dá origem à excelentes vinhos varietais, assim como, assemblages, em companhia de castas como a Montepulciano.
A variedade também conhecida por outros nomenclaturas, como Uva di Troia, Sumarello ou Sommarello. Reza a lenda que a Nero di Troia teria chegado à Itália pelas mãos do herói mítico Diomedes, em seu exílio após a Guerra de Tróia.
Os cachos da Nero di Troia são grandes e compactos, com frutos de coloração violácea. A cepa é resistente à pragas, adaptando-se bem a climas quentes e secos.
ORIGEM DA UVA NERO DI TROIA
Apesar do que o nome indica, a Nero di Troia não é originária da antiga cidade grega de Troia, onde atualmente está localizada a Turquia. Sua terra natal, na verdade, é a região vitivinícola da Puglia, na Itália.
OS AROMAS DA NERO DI TROIA
A uva tinta Nero di Troia apresenta um bouquet aromático elegante, onde destacam-se notas florais, como de violeta, aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja, amora e groselha, toques de especiarias, como anis-estrelado, além de nuances de couro, tabaco e cacau.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM NERO DI TROIA
Os vinhos tintos elaborados com a uva Nero di Troia são complexos, com coloração intensa e profunda e taninos presentes. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: