A uva Pinotage é a primeira variedade que vem à mente quando se fala em vinhos da África do Sul. Por muitos anos essa casta foi tida como “indomável”, sendo associada a vinhos de qualidade inferior.
O nome da Pinotage também vem de junção das uvas que lhe deram origem: “Pinot” de Pinot Noir e “Age” de Hermitage, nomenclatura pela qual a uva Cinsault é conhecida na África do Sul.
Os cachos da Pinotage são compactos, com bagos de tamanho médio em formato cônico. Os frutos têm pele espessa e coloração azulada, quase preta, com polpa macia.
ORIGEM DA UVA PINOTAGE
A uva Pinotage nasceu no ano de 1925, quando Abraham Izak Perold, professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, decidiu cruzar as variedades Pinot Noir e Hermitage.
Todo o processo foi realizado nos jardins da residência Prof. Perold e gerou apenas quatro mudas, que depois foram transplantadas para o Colégio Agrícola da Universidade de Stellenbosch.
Hoje, a uva Pinotage goza de grande reconhecimento mundial e é tida como um verdadeiro símbolo da África do Sul.
PINOTAGE DAY
Assim como a Malbec e a Cabernet Sauvignon, a uva Pinotage também tem um dia só dela, o International Pinotage Day, Dia Internacional da Pinotage, que é celebrado todos os anos no segundo sábado do mês de outubro.
OS AROMAS DA PINOTAGE
Entre o bouquet aromático da uva Pinotage vale destacar aromas frutados, como de framboesa e mirtilo, notas de fumaça e de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de alcaçuz.
Com o envelhecimento surgem nuances mais exóticas, como de banana, manga e chocolate.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM PINOTAGE
Os vinhos elaborados com a uva Pinotage são potentes, com alto teor alcoólico, corpo médio a encorpado, estrutura firme e taninos macios. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: