A Riesling é uma das mais refinadas uvas brancas do mundo, dando origem a excelentes vinhos brancos, sejam eles secos, meio doces ou doces.
Assim como a Gewürztraminer, a Riesling também é utilizada na elaboração do Icewine. Um vinho de sobremesa elaborado através do congelamento das uvas ainda nos cachos.
Os cachos da Riesling são de tamanho médio, com bagos pequenos de coloração verde amarela. É uma variedade de maturação tardia.
É importante não confundir a Riesling com a uva Riesling Itálica, bastante empregada na produção de espumantes brasileiros, principalmente na Serra Gaúcha.
ORIGEM DA UVA RIESLING
A uva Riesling é originária da região do rio Rhine, mais precisamente na Alsácia, na fronteira entre a Alemanha e a França. Registros apontam que variedade já era cultivada na Idade Média, no século XV.
Até a metade do século XVI a casta era conhecida como Rießlingen, passando a ser chamada pelo nome atual, Riesling, em 1552.
A Riesling é a uva branca mais cultivada na Alemanha, em regiões vitivinícolas como Mosel, Pfalz, Rheingau e Nahe. A França é a segundo maior produtor de vinhos Riesling no mundo.
Também é possível encontrar a Riesling em vinhedos da Áustria, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia.
OS AROMAS DA RIESLING
A Riesling é uma uva de grande intensidade aromática, com aromas frutados, como de pera, maçã, abacaxi, nectarina e damasco, notas minerais, como de fósforo, petróleo e querosene, toques florais, como de flores brancas, além de nuances de mel e manteiga.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM RIESLING
Os vinhos brancos produzidos com a uva Riesling são elegantes e intensos, com alta acidez e um ótimo potencial de envelhecimento. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: