A Sémillon é uma uva branca utilizada na produção do Sauternes, um dos vinhos de sobremesa mais famosos do mundo, por ser bastante suscetível à podridão nobre.
Na podridão nobre as uvas são atacadas pelo fungo Botrytis Cinerea, que se aloja na casca durante a maturação. A casca, dessa maneira, é rompida, e a água evapora, concentrando o açúcar na polpa.
Os bagos da Sémillon apresentam coloração dourada com nuances rosadas. É uma variedade de alta produtividade e amadurecimento precoce.
A uva Sémillon também é conhecida pelos nomes Chevrier, Colombier, Daune, Malaga, Mancès e Mancés Blanc, na França, Greengrape na África do Sul e Hunter River Riesling na Austrália.
ORIGEM DA UVA SÉMILLON
A uva Sémillon é originária da região de Bordeaux, na França. Durante o século XVIII era conhecida como Sémillon de Saint-Émilion, sendo que seu nome deriva da pronúncia local da nomenclatura da comuna de Saint-Émilion.
A variedade chegou ao Novo Mundo no início do XIX, chegando a ocupar cerca de 90% dos vinhedos da África do Sul. Estima-se que mais de 75% dos vinhedos do Chile fossem ocupados pelo cultivo da uva Sémillon em 1950.
Hoje, além da frança, a Sémillon é bastante cultivada na América Latina, em países como Chile e Argentina. A Austrália também merece destaque no cultivo da variedade, principalmente na região de Hunter Valley.
OS AROMAS DA SÉMILLON
A uva Sémillon conta com aromas frutados, como de maçã, pera, nectarina, melão e figo, além de notas de especiarias, como açafrão.
Quando atacada pela podridão nobre surgem nuances amanteigadas e toques de marmelo, mel, damasco e caramelo.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS SÉMILLON
Os vinhos brancos elaborados com a Sémillon são leves e refrescantes. Confira alguns exemplos de boas harmonizações:
Já para os vinhos de sobremesa a sugestão é: