Torrontés é a uva branca mais emblemática da Argentina. Apesar de sua origem estar no Velho Mundo, foi no país Sul-americano que a variedade encontrou a sua melhor expressão, produzindo vinhos brancos potentes e aromáticos.
A Torrontés é uma parente da famosa Moscatel, tendo surgido de um cruzamento entre a Moscatel de Alexandria e a País, também conhecida como Criolla ou Missión.
Existem três variedades da casta Torrontés: Torrontés Mendocino, Torrontés Sanjuanino e Torrontés Riojano. A Torrontés Riojano é a mais apropriada para a produção de vinhos de qualidade. Enquanto que, para as duas primeiras, recomenda-se o consumo in natura.
Os bagos da Torrontés têm tamanho médio, formato arredondada e casca fina de coloração amarelo clara, próxima ao dourado.
ORIGEM DA UVA TORRONTÉS
A uva Torrontés é originária da região vitivinícola da Galícia, na Espanha. Apesar da popularidade da cepa na Argentina a partir dos anos sessenta, há indícios que a variedade tenha chegado ao país muito antes.
Algumas fontes apontam que a Torrontés tenha desembarcado em território argentino juntamente com as missões jesuítas em 1500. Já, para outros estudiosos, teria sido por volta de 1800 com os conquistadores espanhóis.
Hoje, a Torrontés abrange mais de 25% de toda a área de vinhedos na Argentina, com destaque para as regiões de San Juan, Mendoza, Catamarca, La Rioja, Salta e Rio Negro.
A Torrontés também é cultivada em Portugal, no Chile, na Nova Zelândia e na Bulgária.
OS AROMAS DA TORRONTÉS
A Torrontés é uma cepa extremamente aromática, destacando-se aromas florais, como de jasmim, rosas e flor de laranjeira, aromas de frutas cítricas, notas herbais, de especiarias e um toque de mel.
A maior parte dos vinhos produzidos com a Torrontés não têm passagem por madeira, buscando preservar os aromas o caráter frutado. Por conta disso, recomenda-se que sejam degustados ainda jovens.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM TORRONTÉS
A Torrontés dá origem a vinhos frescos, leves e com ótima acidez. Acompanham bem aperitivos e pratos leves. Confira alguns exemplos de boas harmonizações: