A Trebbiano é uma popular uva branca, utilizada na produção de ótimos assemblages, em companhia de variedades como a Malvasia Fina. A casta também é bastante dá origem ao Cognac e ao Armagnac, dois famosos destilados franceses.
Para se ter uma ideia da popularidade da variedade, somente na Itália a uva Trebbiano faz parte de mais de oitenta Denominações de Origem (D.O.), como Trebbiano di Aprilia, Trebbiano d’Abruzzo, Trebbiano di Romagna e Trebbiano di Roave.
Outros nomes para a Trebbiano são Ugni Blanc, Albano, Lugana, Spoletino, White Hermitage, Thalia e Procanico.
Os cachos da uva Trebbiano são cilíndricos, com bagos resistentes. É uma variedade vigorosa e de alto rendimento.
ORIGEM DA UVA TREBBIANO
A origem da uva Trebbiano remonta à época da Roma Antiga, na região do Mediterrâneo Oriental. Registros demonstram que a variedade já era cultivada na Itália, nos arredores da Bolonha, durante o século XIII.
A Trebbiano chegou à França durante o século XIV, no Vale do Rhône. Entre os séculos XV e XVI já era possível achar a casta em grande parte dos vinhedos do sudoeste do país.
Hoje, a uva Trebbiano continua sendo bastante popular, sendo cultivada em países do Velho Mundo, como Portugal, e do Novo Mundo, como Austrália, Estados Unidos, Argentina e Brasil.
OS AROMAS DA TREBBIANO
Entre os principais aromas da uva Trebbiano vale destacar nuances cítricas, notas florais e herbáceas, além de um toque de amêndoas.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM TREBBIANO
Os vinhos brancos elaborados com a uva Trebbiano são muito refrescantes, com alta acidez e baixo teor de açúcar. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: